x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 12.421

NFSe Emissor Nacional - Empresas - Baixar notas em lote

FERNANDO CESAR DE SOUZA MESQUITA

Fernando Cesar de Souza Mesquita

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 33 semanas Domingo | 2 novembro 2025 | 17:10

Bom dia, 
A partir de 01/2026, a maioria das empresas prestadoras de serviço estarão obrigadas a emitir as NFSe pelo emissor nacional.
Diante disso, testei o site do emissor em produção restrita e também acessei alguns MEIs e percebi que não há nenhum relatório de notas fiscais emitidas e nem a possibilidade de baixar os XML em lote mês a mês. 
Como os MEIs já estão emitindo as notas pelo emissor nacional desde 2023, alguém conhece algum programa ou forma de baixar essas notas em lote ? Pois tenho empresas que emitem muitas NFSe mensalmente e ter que baixar uma a uma dará muito trabalho a partir de 2026.

THALIA - ORION ASSESSORIA CONTABIL

Thalia - Orion Assessoria Contabil

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 29 semanas Quarta-Feira | 3 dezembro 2025 | 14:41

A Prefeitura de Curitiba já mudou para o Portal Nacional em Novembro para empresas do Simples Nacional. Porém o Portal Nacional não tem nenhum relatório para conferência, e temos que baixar os XMLS um a um. Não tem também uma ferramenta de filtrar por competência. Alguém recebeu alguma noticia se será atualizado?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 29 semanas Quarta-Feira | 3 dezembro 2025 | 20:33

Alguns sistemas contábeis fazem a busca/baixa automática. Usamos o CALIMA e ele captura os XMLs do emissor nacional e também faz a integração no fiscal, bastando cadastrar um CD A1 do contribuinte PJ.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
jurandir silva

Jurandir Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 24 semanas Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 06:23

Bom dia colegas, sinto falta da procuração para o Contador acessar as empresas para emissão de notas no Portal Nacional, será que quem pensou nessa maravilha conhece a realidade dos contadores brasileiros?  Vamos tentar acionar o  CFC  para incluir a possibilidade de alterar o perfil do emissor ,  sinceramente tô com vontade sair da contabilidade e fazer outra coisa.

Jurandir Silva
Eduardo Piaia

Eduardo Piaia

Iniciante DIVISÃO 1 , Suporte Técnico
há 23 semanas Quarta-Feira | 14 janeiro 2026 | 11:34

Bom dia!

O Emissor Nacional hoje realmente não oferece relatório consolidado nem download em lote (XML/PDF), o que para quem tem volume mensal alto vira um gargalo operacional grande.

Estou desenvolvendo/operando uma ferramenta justamente para esse cenário:
Consulta automática de NFS-e no padrão nacional
Controle de NSU (busca só o que é novo)
Download em lote de XML
Organização automática por CNPJ e competência
Já está funcionando com MEIs e empresas que emitem alto volume.
Se quiser, posso te mostrar funcionando na prática — sem compromisso — para você avaliar se resolve o seu fluxo.

Caso faça sentido para o seu negocio basta mandar um e-mail para: @Oculto

Fico à disposição.

Fabio Mitsueda

Fabio Mitsueda

Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) Proprietário
há 22 semanas Sábado | 17 janeiro 2026 | 18:21

Eu criei uma automação utilizando Python e a biblioteca do PlayWright para baixar os XMLs do portal nacional.

Por hora está funcionando aqui, gerei um executável para disponibilizar gratuitamente, tbm publiquei o código caso alguém tenha interesse de customizar ou estudar.

No link abaixo vcs encontram o código e tbm um passo a passo para utilização.

https://fabiomitsueda.com.br/python-baixar-nfs-e-portal-nacional/

Espero que seja de utilidade aos colegas.

Forte abraço.

Fabio Mitsueda
[email protected]
Rogerio

Rogerio

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 15 semanas Sexta-Feira | 6 março 2026 | 23:51

Olá colegas, tudo bem? Acompanhando as discussões sobre a dificuldade com os downloads manuais no novo Portal Nacional da NFS-e, resolvi compartilhar uma solução que criei internamente.
Sou do setor de T.I. de um escritório e desenvolvi um software desktop para automatizar a rotina do nosso fiscal. Ele faz a varredura e o download em lote (XML e PDF) utilizando Certificado A1 ou Login/Senha, salvando tudo na estrutura de pastas local. O principal diferencial para a nossa equipe é que ele gera automaticamente uma planilha Excel consolidada para auditoria e conferência rápida das retenções.
Decidi disponibilizar uma versão gratuita (Free-tier de 100 notas/mês) para a comunidade testar. Espero que seja útil e ajude a reduzir o trabalho braçal de vocês: https://notafacildownloader.contabilcert.com.br/

Domingos Angeli

Domingos Angeli

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 semanas Sábado | 23 maio 2026 | 09:56

Olá, pessoal!
Estou desenvolvendo um sistema de captura de XMLs e já está em produção, baixando as notas dos clientes da contabilidade.
O sistema baixa NF-e de entrada, NF-e de saída, CT-e e NFS-e.
Para a captura automática, é necessário Certificado Digital A1. Caso a empresa não tenha certificado, é possível importar os XMLs por upload manual ou por e-mail — neste caso, o sistema busca os arquivos diretamente na caixa de entrada e importa nas empresas corretas.   
Não precisa instalar nada. O sistema funciona 100% online compatível com celular.   Estou implementando outras funções como - Apuração de impostos para conferencia ,  já em teste,
Difal (Antecipação tributaria. ainda em produção, 
Gerar Faturamentos dos últimos 12 meses em produção.
Caso queiram ajudar nos ajustes  para o sistema ficar 100%  se cadastra no XMLBox -   www.xmlbox.com.br    não estou cobrando , só se cadastrar e começar a testar.  inicialmente coloquei 1000 XMLs por mês mais caso precise de mais me avisa que libero.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies