x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 43

Crédito ICMS Frete sobre Vendas

murilo

Murilo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 20 horas Quarta-Feira | 5 novembro 2025 | 15:38

Boa tarde prezados;
Gostaria de saber se já tiveram caso parecido.
O cliente é Presumido e vende no Mercado Livre, o ML sobre todas as vendas emite CTE do transporte onde o tomador é a empresa.
Mas, nem todas vendas desse cliente o frete é custeado por ela, algumas é do comprador, ou seja só poderia tomar crédito de ICMS sobre o CTE que meu cliente pagou.
Minha dúvida é o seguinte, como proceder na escrituração nessa situação, pois todos o CTE o tomador é a empresa

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 19 horas Quarta-Feira | 5 novembro 2025 | 16:02

Murilo, boa tarde

deve verificar junto ao ML  como proceder a baixa ( downloads) dos XML desses fretes

deve importar para o seu sistema fiscal como "entradas"  e com o crédito do ICMS

na parte contábil ficaria assim   , digamos um frete de 100,00  e  icms 20,00

debito:  despesa frete     80,00
debito  >  icms  a recuperar     20,00
crediot:  caixa/banco  100,00

Márlus

murilo

Murilo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 19 horas Quarta-Feira | 5 novembro 2025 | 16:11

Boa tarde Márlus, 
O problema não é o acesso aos fretes eu tenho todos eles.
O grande problema é que cada venda do ML, lá na plataforma está discriminado oq eles estão cobrando, quando eles cobram o Frete na venda e posteriormente emitem o CTE(a empresa como tomador), eu tenho direito ao crédito de ICMS desse frete ( até pq a empresa pagou).
Mas, quando não há a cobrança de frete na venda e o ML emite o CTE (a empresa como tomador)... Eu não tenho direito ao crédito  e como eu vou separar isso na escrituração fiscal?
Não posso basear no tomador, todos CTE independente de quem pagou sai no nome da empresa!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade