x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 309

Crédito ICMS Frete sobre Vendas

murilo

Murilo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 33 semanas Quarta-Feira | 5 novembro 2025 | 15:38

Boa tarde prezados;
Gostaria de saber se já tiveram caso parecido.
O cliente é Presumido e vende no Mercado Livre, o ML sobre todas as vendas emite CTE do transporte onde o tomador é a empresa.
Mas, nem todas vendas desse cliente o frete é custeado por ela, algumas é do comprador, ou seja só poderia tomar crédito de ICMS sobre o CTE que meu cliente pagou.
Minha dúvida é o seguinte, como proceder na escrituração nessa situação, pois todos o CTE o tomador é a empresa

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 33 semanas Quarta-Feira | 5 novembro 2025 | 16:02

Murilo, boa tarde

deve verificar junto ao ML  como proceder a baixa ( downloads) dos XML desses fretes

deve importar para o seu sistema fiscal como "entradas"  e com o crédito do ICMS

na parte contábil ficaria assim   , digamos um frete de 100,00  e  icms 20,00

debito:  despesa frete     80,00
debito  >  icms  a recuperar     20,00
crediot:  caixa/banco  100,00

Márlus

murilo

Murilo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 33 semanas Quarta-Feira | 5 novembro 2025 | 16:11

Boa tarde Márlus, 
O problema não é o acesso aos fretes eu tenho todos eles.
O grande problema é que cada venda do ML, lá na plataforma está discriminado oq eles estão cobrando, quando eles cobram o Frete na venda e posteriormente emitem o CTE(a empresa como tomador), eu tenho direito ao crédito de ICMS desse frete ( até pq a empresa pagou).
Mas, quando não há a cobrança de frete na venda e o ML emite o CTE (a empresa como tomador)... Eu não tenho direito ao crédito  e como eu vou separar isso na escrituração fiscal?
Não posso basear no tomador, todos CTE independente de quem pagou sai no nome da empresa!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies