x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 78

Funcionamento do CST Cclasstrib a partir de janeiro/2025

Renato

Renato

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 3 dias Quarta-Feira | 19 novembro 2025 | 15:26

Boa tarde, pessoal.

Estou começando os testes nas emissões das notas fiscais de mercadorias para adaptação à reforma tributária e estou encontrando dificuldade para entender alguns pontos que ainda não estão muito claros sobre as mudanças. Por isso, gostaria de contar com a ajuda de vocês neste tópico.

* De acordo com a LC 214/2025, está definido que devemos seguir com a fixação da alíquota e o destaque das tags CBS e IBS. No entanto, fiquei em dúvida: precisamos considerar a alíquota para todos os tipos de operações, inclusive nas operações não onerosas? E quanto a transferência de mercadorias entre filiais, sabem se foi publicado algo da vigência da nova regra?

* Em 2026, já estarão válidos os demais CST e cclasstrib, além do CST 000 e cclasstrib 0000001? Estou bastante confuso nessa parte, pois ainda não está totalmente claro.

Agradeço o apoio de quem já está realizando os testes.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 dias Quarta-Feira | 19 novembro 2025 | 16:12

Boa tarde. Com relação a tributação de CBS e IBS serão inicialmente alíquota de 0,9 para CBS e 0,1 para IBS. Conforme lei complementar 214/2025. Prestações não onerosas também será tributadas, desde que se enquadre nessa modalidade. As transferências para filiais serão concentradas na Matriz. CST e cClassitrib estarão vigentes. No comércio as operações de maior saída, pelo meu entender, serão utilizadas a CST 000 - cClasstrib 0001 - e CST 200 - cClasstrib conforme anexo de redução 100%, 60%, 40% , 30% todas os código já serão aceitos. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade