x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 75

Baixa pelo ReceitanetBX dos arquivos de Sped Fiscal Icms /Ipi

AVERY CLAYTON  SALINOS PEREIRA

Avery Clayton Salinos Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 5 dias Quinta-Feira | 27 novembro 2025 | 09:23

Bom dia Colegas.  Gostaria de saber  se alguém pode me ajudar com isso: baixei umas declarações de SPED FISCAL ICMS/IPI do período de janeiro de 2021 ,  através do ReceitanetBX, porem  , quando fui importar para o programa gerador do Sped Fiscal,  o arquivo apareceu apenas como assinado e  não permitindo que eu crie a declaração substituta. Alguém sabe como resolver isso?  Preciso retificar  essa declaração. O programa  gerador do Sped , informa que se eu quiser editar o arquivo, tenho que fazer a exportação e depois a importação novamente e que pode ocorrer de apresentar incorreções  no arquivo, com esse processo. No aguardo de respostas , agradeço a todos. 

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 5 dias Quinta-Feira | 27 novembro 2025 | 09:49

Avery

apos a importação

- clique no 6º Icone da parte superrior do programa ( parece com o desenho de 1 folha ) para entrar novamente no modo de edição
- localize o registro  000 ( dados cadastrais , )  2ª linha e mude para  declararação substituta
- efetue as devidas alterações
- valide
-  gerar arquivo para entrega  ( não é exportar)
- exclua a declaração
- reimporte o arquivo gerado
 - valide novamente
- assinar e entregar

ATENTAR que as modificações dentro do Sped fiscal   MUDAM não apenas 1 unico registro, 
uma mudança pode ter "desdobramentos" em outros registros

Márlus

há 5 dias Quinta-Feira | 27 novembro 2025 | 10:29

Bom dia Márlus,  muito obrigado pela sua resposta. Infelizmente ,  não funcionou. O arquivo foi  gerado e transmitido em  fevereiro de 2021. Estou com a ultima versão do programa gerador. Importei o arquivo através do ReceitanetBX, e depois importei para o gerador Sped Fiscal. Mas  no Sped Fiscal, o arquivo fica na situação , assinado e  não permite que eu faça edição do mesmo.  Para eu fazer a edição,  o programa gerador, informa que devo fazer uma exportação do arquivo e importar novamente, porem com riscos de perder  alguma  funcionalidade, que não sei se são dados do arquivo  ou algum erro que possa dar  na vilidação do mesmo.  Se alguém já passou por essa situação, ficaria feliz de um retorno  . 

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 dias Quinta-Feira | 27 novembro 2025 | 10:46

Bom dia  Avery Clayton Salinos Pereira.
Basta editar o arquivo TXT no programa bloco de notas ou no NotePad++
Edita o registro |0000| informando ser arquivo substituto
No final do arquivo, abaixo do registro |9999|, delete aquelas informações do envio do arquivo original
Salva o arquivo TXT editado
Daí importa no PVA

Natanael Braz
Contador - CRC MS014643/O
[email protected]

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 5 dias Quinta-Feira | 27 novembro 2025 | 11:17

Avery

efetue a  importação
feche e abra novamennte o Sped
abra a declaração novamente ( Essa que está somente em visualização)
vai consseguier passar para o modo de edição -->    6º Icone da parte superrior do programa ( parece com o desenho de 1 folha ) para entrar novamente no modo de edição

Márlus

há 5 dias Quinta-Feira | 27 novembro 2025 | 11:23

Bom dia Natanael Braz,  muito obrigado pela sua resposta.  Vou tentar fazer essa  alteração no txt,  Vamos ver se da certo .  Mas antes, vou tentar a informação passada agora pela colega Márlus,  pois acredito  se tratar de um bug no próprio programa validador.  Pois eu fiz uma atualização e na hora que abri o validador , ele não trouxe os arquivos que eu ja havia enviado. Dai eu fechei e abrir de novo e os arquivos apareceram. Portanto, vou usar as duas indicações a sua Natanael e a sua também Márlus. Muito obrigado colegas. 

Geovane Francisco da Silva

Geovane Francisco da Silva

Prata DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 4 dias Quinta-Feira | 27 novembro 2025 | 16:55

Boa tarde, Avery
Este tipo de situação acontece por causa da versaõ do programa que foi gerado na epoca o sped que foi transmitido, mas é facil de ser resolvido.
Exporte ele do seu programa SPED e importe este arquivo que foi exportado novamente ele corrigira a versão e podera ser retificado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade