x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 20

ICMS COMPLEMENTAR POR NÃO RECOLHIMENTO DE IMPOSTO NA NOTA FISCAL

Sandra Weber

Sandra Weber

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 4 horas Terça-Feira | 16 dezembro 2025 | 16:46

Prezados, bom dia, boa tarde e boa noite!

Tenho uma situação inusitada que não consigo resolver. Um cliente foi excluído do simples nacional em janeiro, porém o sistema que emite as nfcs não foi alterado e ficou emitindo notas como se ainda fosse do simples e sem o destaque do ICMS. Quando foi descoberto a situação, entramos em contato com o a secretária da fazenda de SC porque já fazia 4 meses. Só orientaram a consertar a situação. Pensamos em emitir notas fiscais complementar com o ICMS devido. E foi feito, porém com isso a DIME passou a exigir o DCIP com estorno de débitos complementares. Acabei descobrindo que precisava ter emitido esse ICMS complementar com um documento de arrecadação específico e recolhido esse ICMS antes de emitir as notas complementar. Minha perguntar é depois de explicar toda a situação, como a cliente não tem possibilidade de pagar todo esse ICMS agora, existe uma maneira de declarar esse ICMS que precisa na DIME para gerar o débito na fazenda e poder parcelar tudo para que a cliente possa solicitar o simples novamente ano que vem? Ou preciso emitir esse documento de arrecadação de cada nfcs sem destaque de ICMS e então entregar a DCIP e a DIME para deixar a empresa correta diante da fazenda estadual? Se alguém tiver uma ideia da forma mais rápida de resolver essa situação e deixar as declarações de DIME corretas, eu agradeceria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade