x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 796

Erro no Envio da NFTS PMSP

Célio B Guimarães

Célio B Guimarães

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Processos
há 2 dias Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 09:40

Prezados,
Estamos enfrentando o seguinte erro na emissão da NFTS:
"Erro:Código: 999
The element 'NFTS' has incomplete content. List of possible elements expected: 'CodigoCEI, MatriculaObra, clocalPrestServ, cPaisPrestServ, ValorPIS, ValorCOFINS, ValorINSS, ValorIR, ValorCSLL, ValorIPI, ValorInicialCobrado, ValorFinalCobrado, ValorMulta, ValorJuros, ExigibilidadeSuspensa'."

Esses campos são obrigatórios apenas para quem possui o tipo de tributação de importação (W), o que não é o nosso caso, uma vez que somos uma operadora de saúde que atua como intermediadora de serviços, conforme o Manual de 30/12/2025.

Tanto no site da PMSP quanto no Manual versão 3.1 consta que não há necessidade de alteração do layout para a versão 2. Contudo, a crítica apresentada refere-se à ausência de campos exigidos exclusivamente no layout versão 2, o que gera inconsistência entre a documentação e a validação realizada pelo sistema.

Informação no site da PMSP.

Haverá mudanças nas notas fiscais dos tomadores e intermediário de serviços – NFTS? A emissão de NFTS contemplará os novos campos relativos ao IBS e à CBS a partir de 01 de janeiro de 2026?O layout da NFTS também deverá sofrer alterações para incorporar os novos campos para os serviços prestados a partir de 01 de janeiro de 2026.
É importante observar que apenas os tomadores de serviços que emitem a NFTS na situação de importação de serviços precisarão utilizar o novo layout de emissão de NFTS com indicação dos campos referentes aos novos tributos.
Consulte aqui o manual de utilização do webservice de NFTS: Portal da Nota Fiscal Paulistana.

» Categorias de Perguntas e Respostas » Reforma Tributária - Nota Fiscal Paulistana
Pergunta 7. 

Vamos abrir um chamado junto à Prefeitura. No entanto, a situação é delicada, pois realizamos a emissão diária de milhares de NFTS e, no momento, estamos enfrentando esse erro no envio, o que impacta diretamente nossa operação.

Andre Costa

Andre Costa

Iniciante DIVISÃO 1 , Desenvolvedor
há 2 dias Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 13:28

Estou com o mesmo problema desde o dia 31/12, como é um sistema em desenvolvimento até achei que estava fazendo algo errado, seu tópico me tirou um peso das costas de saber que não estou sozinho, como você fez para abrir um chamado com a prefeitura de São Paulo?  

Célio B Guimarães

Célio B Guimarães

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Processos
há 2 dias Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 13:59

Minhas NFTS pararam no dia 30/12, justamente na mesma data em que foi publicado o novo manual da NFTS.
É possível que haja um prazo para adequação, porém esse é o principal problema, pois não dispomos de tanto tempo para aguardar.
Para abertura do chamado, é necessário ter acesso ao certificado digital e acessar o link abaixo.
No meu caso, quem realizou a abertura do chamado foi a Contabilidade.: 
Serviços — Portal

Link dos novos manuais.
https://notadomilhao.sf.prefeitura.sp.gov.br/manuais/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade