x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 169

PMSP pede RPS para emissão da nota fiscal de serviço.

Angela Rodrigues da Silva

Angela Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 21 horas Terça-Feira | 13 janeiro 2026 | 12:39

Bom dia!!!!

A prefeitura retornou meu chamado, segue abaixo:

Prezada(o),Não se trata de erro do sistema mas de entender como ele funciona:Se a data do fato gerador (a prestação do serviço) for anterior à data da emissão da nota fiscal, tem que ter RPS. Não se trata de você emitir ou não um RPS, é obrigatório ter o RPS.RPS significa Recibo Provisório de Serviços. É um documento utilizado por prestadores de serviços no caso de impedimento da emissão online da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O RPS serve como um comprovante provisório da prestação de serviços e deve ser posteriormente convertido em NFS-e. A conversão pode ser feita individualmente ou por meio de transmissão em lote. O sistema da NFS-e controla a sequência numérica dos RPS convertidos, garantindo a integridade dos registros.Para mais informações sobre o processo de conversão de RPS em NFS-e, você pode acessar o Manual de Envio de RPS em Lote.Agradecemos o contato.
Atenciosamente,
Divisão de Atendimento à Distância
Secretaria Municipal da Fazenda
Prefeitura da Cidade de São Paulo

Emiti uma nota com a data da Prestação de Serviço 13/01/2026, e de fato não pediu Numero do Recibo, diante disso se não emitir a nota no dia da Prestação do Serviço, obrigatoriamente terá que emitir um Recibo Provisório e fazer a conversão em Nota. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade