x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 27

Nota fiscal de entrada

Paulo Vito

Paulo Vito

Iniciante DIVISÃO 1 , Vendedor(a)
há 15 horas Terça-Feira | 13 janeiro 2026 | 15:04

Boa tarde, comecei um pequeno negócio vendendo roupas pelo CPF mesmo, comecei a crescer um pouco nas vendas e abri um ponto comercial e ativei o MEI. Porém compro mercadoria no Brás-SP e 90% dos fornecedores não emitem nota fiscal. Eu posso emitir nota fiscal de entrada para min mesmo? do meu cnpj para o meu cnpj? Qual processo seria o mais viável realizar já que boa parte de meus fornecedores não emitem nota fiscal.

Agradeço desde já quem puder me dar uma ajuda nessa questão.

Yuno

Yuno

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 13 horas Terça-Feira | 13 janeiro 2026 | 17:19

Então, não pode. MEI não pode emitir nota de entrada pra ele mesmo, CNPJ pra CNPJ, isso não existe e dá problema fácil numa fiscalização.O grande problema não é nem emitir nota depois, é que sem nota você não tem como comprovar estoque, custo da mercadoria e origem do produto. Se cair numa fiscalização, o risco é multa, apreensão de mercadoria e até desenquadramento do MEI. Troca de fornecedor e começa a comprar só de quem emite nota, mesmo pagando um pouco mais, ou aceita que o negócio cresceu e sai do MEI, vai pra ME no Simples Nacional, porque aí sim você consegue fazer nota de entrada corretamente e fica todo regular.

This is a hobby, you don't have to believe it faithfully.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade