x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 32

EMISSÃO DE DARE ICMS

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 13 horas Sexta-Feira | 23 janeiro 2026 | 09:21

Bom dia.
Tem uma empresa com irregularidade em GIA ICMS desde janeiro de 2023, onde, num determinado período foi transportado um saldo credor incorreto. Obviamente, daí pra frente todas as GIAs foram entregues incorretamente e, devido a isso, precisam ser substituidas as GIAs e EFDs.
A empresa é do Estado de SP.
Em novembro e dezembro/2025 esta empresa emitiu duas notas fiscais com débito do ICMS (uma em cada mês).
Perguntas:
1 - Podemos recolher o ICMS destas notas fiscais antes de proceder à retificação das declarações?
2 - Para retificar as declarações, por tudo que li até o momento, não pode ser recolhida a TAU (taxa anual única) e sim, recolhimento individual de cada período.
Porém, quanto ao item 2, acho um pouco estranho, pois fui ao posto fiscal da jurisdição da empresa e o próprio fiscal me disse que, independentemente  dos períodos/anos da retificação, posso recolher a TAU, e substituir quantas GIAs e EFDs precisar. A mesma informqação foi confirmada por outra pessoa, atentente do PF.
Alguém poderia me orientar de qual seria o melhor caminho a seguir?

Edvaldo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade