x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 54

ALUGUEL E IMPOSTO DE RENDA

Caroline Pereira

Caroline Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Controlador(a)
há 5 dias Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 16:29

Boa tarde, será que conseguem me ajudar com uma questão?

Um cliente tem 50% de um imóvel, os outros 50% pertencem ao irmão, o apartamento esta alugado, porem somente o irmão é beneficiário do aluguel (acordo entre os dois) a dúvida é, na declaração do imposto de renda, ambos tem que declarar o proporcional do aluguel conforme sua parte, ou somente quem esta sendo beneficiado declara o aluguel em sua totalidade?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 dias Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 16:50

Caroline,
Cada coproprietário deverá declarar 50% do aluguel "recebido". A parcela do aluguel cedida deverá ser informada por ambos como doação (pagamento/recebimento).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade