x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 30

NFS-e Nacional: Erro 'somente MEI' para empresa nova do Simples Nacional (RJ)

Vanessa de Paula

Vanessa de Paula

Iniciante DIVISÃO 1 , Controller
há 2 horas Segunda-Feira | 13 abril 2026 | 13:34

Olá, colegas! Estou com uma situação travada há dias e gostaria de saber se mais alguém está passando por isso.
Tenho uma empresa de Representação Comercial no Rio de Janeiro, aberta em 02/04/2026. A opção pelo Simples Nacional já foi homologada e aparece como ativa no e-CAC. O Alvará também já saiu.
O problema é que não consigo emitir a primeira nota fiscal de serviço:
No Nota Carioca (RJ), o sistema reconhece que sou Simples, mas bloqueia o campo da alíquota (fica zerado e não permite edição), impedindo a emissão.No Emissor Nacional (NFS-e), ao tentar logar (já tenho procuração eletrônica ativa e perfil Ouro no Gov.br), aparece a mensagem de erro dizendo que: "A emissão de NFS-e é permitida somente para empresas optantes pelo MEI".Já tentei alternar perfil, limpar cache e acessar via e-CAC, mas o Portal Nacional não "enxerga" o CNPJ como Simples Nacional, apenas como se fosse Pessoa Física.
Alguém sabe se o delay de sincronização entre a Receita e o Portal Nacional está demorando tanto assim em 2026? Ou existe algum passo no sistema da Prefeitura do Rio que eu precise fazer para "liberar" a empresa para o padrão nacional?
Agradeço muito qualquer luz!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade