x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 16

Operação de Triangulação de NF/Mercadorias

Herbert dos Santos de Lima

Herbert dos Santos de Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 2 horas Quinta-Feira | 14 maio 2026 | 11:58

Sou indústria Óptica matriz no RJ com filial em BH. Minha operação hoje é bem simples: Transfiro mercadoria para a minha filial e a Filial emite a NF de venda para todo o Estado de MG. Sendo que estamos fazendo uma redução de custo de frete e de tempo de entrega e uma das soluções por exemplo, são meus clientes de Juiz de Fora, onde fica mais viável sair daqui do RJ diretamente para estes clientes ao invés de ir para a Filial.

A operação de triangulação, até onde tenho conhecimento, trata-se de venda e não transferência. Se ao invés de filial fosse um fornecedor, a operação seria legítima, visto que faria as notas de venda a ordem (X.118); uma NF de Remessa contra ordem de terceiros (X.923) e o fornecedor naquele Estado emitiria a NF de mercadoria (X.120).

Na verdade ao invés de enviar para a Filial, gostaria de entregar diretamente ao cliente final, porém, tenho que emitir a NF dentro de MG e que neste caso, trata-se de uma Filial. Aos meus colegas, saberia como aplicar essa operação? a operação de triangulação, teria alguma outra situação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade