x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 18

acessos 7.892

ERRO PARA EMISSÃSO DE NOTA FISCAL PREFEITURA DE SÃO PAULO - TOMADOR DO EXTERIOR

JULIANA FREISINGER TEISEN

Juliana Freisinger Teisen

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 semana Sexta-Feira | 3 julho 2026 | 11:44

Pessoal,
Bom dia!

Pessoal, alguém mais está com problema para emitir NFS-e para tomador estrangeiro?

Não se trata de exportação de serviços (o ISS é devido normalmente), apenas o tomador é do exterior.
Ao tentar finalizar a nota, o sistema retorna o erro:

637 – O endereço do adquirente deve ser preenchido para o indicador de operação (100301) informado.
O endereço do tomador já está preenchido, porém parece que o sistema está exigindo um CEP, o que não existe para esse tipo de endereço internacional.

Alguém já passou por isso ou conseguiu emitir normalmente? Qualquer orientação será muito bem-vinda! Obrigada!

Mars

Mars

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 1 semana Sexta-Feira | 3 julho 2026 | 13:27

Na minha opnião, o que acontece é o seguinte.
Por conta da reforma tributária, a tributação do IBS/CBS é no destino.
Se o serviço for consumido no exterior, é considerado exportação e logo não haverá tributação de IBS/CBS
Se o serviço for consumido aqui, tem que indicar o destinatario local e haverá tributação de IBS/CBS.

Eu fiz um teste aqui, e coloquei o indop = 100302, cclasstrib =1 e informei o destinatario local e passou.

Mas aí, fica meio estranho.  Se agente pensar, considerando que o serviço vai para fora, que do ponto de vista do ISS não é exportação e do ponto de vista do IBS/CBS é exportação.

carlos augusto

Carlos Augusto

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 1 semana Sexta-Feira | 3 julho 2026 | 16:53

Juliana, boa tarde! 

Fiz alguns testes e consegui emitir com o COD = Classificação tributária: 410027 - Serviços vinculados direta e exclusivamente à exportação de bens materiais ou associados à entrega no exterior de bens.

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 1 semana Sexta-Feira | 3 julho 2026 | 20:00

Se o serviço foi prestado aqui o codigo escolhido foi errado

100302 -Demais serviços, em operações onerosas

Característica:    Execução dos demais serviços em operações não especificadas anteriormente ou, nos serviços de que trata o inc. III, estes sejam, ainda que parcialmente, prestados à distância

Local da operação: o local do domicílio principal do:a) adquirente, nas operações onerosas;?

Detalhe do Local:  Local do domicílio do destinatário, nos casos de adquirente residente ou domiciliado no exterior

030101-Serviço prestado fisicamente sobre a pessoa ou fruído presencialmente por pessoa física
Característica:    Execução de serviços diversos exclusivamente prestados fisicamente sobre a pessoa ou integralmente fruídos presencialmente por pessoa física
Local da operação: o local da prestação do serviço
Detalhe do Local:  Estabelecimento do fornecedor

Mars

Mars

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 1 semana Sábado | 4 julho 2026 | 07:41

Sidney, eu usei o IndOpe 100302  e cclasstrib 1 por que o adquirente é residente fora do país, porém o serviço é para um destinatario dentro do país. Nos casos de adquirente e destinatario fora do país tbm utilizo o mesmo IndOpe, porem com cclasstrib 410004. Vc faz diferente??

O código 030101 é mais para serviços prestados onde envolve pessoa física (por exemplo serviço de treinamento), não é?

Luana Araujo dos Santos

Luana Araujo dos Santos

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 1 semana Terça-Feira | 7 julho 2026 | 13:17

Boa tarde juliana, você conseguiu resolver esse erro? Pois estou tendo o mesmo problema até 29/06 consegui emitir a nf já a partir do dia 30/06 não foi mais possível.
Hoje consegui emitir com o código 410027 mas para mim não é o enquadramento adequado. Está muito difícil pois não tem nada que nos de um suporte para a emissão correta 

JULIANA FREISINGER TEISEN

Juliana Freisinger Teisen

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 semana Quarta-Feira | 8 julho 2026 | 09:03

Oie, Bom dia!
Ainda sem resolução. Estou com 5 clientes para emitir Nota Fiscal e sem definição.. Olha, está dificil.

Ao meu ver o O código 410027 é específico para serviços vinculados direta e exclusivamente à exportação de bens materiais ou associados à entrega de bens no exterior. Ele não foi criado para identificar serviços cujo tomador esteja simplesmente localizado no exterior.

Nessa hipótese, utilizar o 410027 pode gerar um enquadramento incorreto da operação, pois ele transmite a ideia de que o serviço está relacionado à exportação de bens, o que não corresponde à realidade.

E abri uma consulta na Prefeitura, mas sem resposta até o momento...

Jonathan Rocha de Lima

Jonathan Rocha de Lima

Iniciante DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 semana Quarta-Feira | 8 julho 2026 | 10:42

Olá,

Para essa situação a solução que encontramos quando o tomador do serviço é no exterior foi de utilizar:

Classificação Tributária: 410004 (Exportações de bens e serviços, observado o art. 8º da Lei Complementar nº 214, de 2025.).
Indicador de operação: 100401 (Imunidade e não incidência).

Tatiane Lobato

Tatiane Lobato

Iniciante DIVISÃO 1 , Supervisor(a)
há 2 dias Terça-Feira | 14 julho 2026 | 12:30

Também estou com o mesmo problema na emissão de notas fiscais.
Presto serviço para um cliente no exterior, mas o resultado da prestação ocorre no Brasil, motivo pelo qual a operação está sujeita à incidência de CBS e IBS.
Porém, ao emitir a nota, os códigos IndOp 100301 e 100302 exigem o preenchimento do endereço do adquirente. Como o cliente está localizado no exterior, não consigo concluir a emissão. Existe alguma orientação para esse cenário?

Queren Dias

Queren Dias

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 2 dias Terça-Feira | 14 julho 2026 | 16:38

Tatiane, 

Esse é o mesmo erro que tem apresentado para os clientes e para que o faturamento não fique parado orientamos que eles façam a emissões diretamente pelo site da prefeitura.

Também estou no aguardo de uma resposta da Prefeitura na solicitação que eu abri porém eles dão o prazo de 15 dias.

Qualquer novidade eu posiciono por aqui

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies