x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 357

NOTA FISCAL PS PADRAO NACIONAL

Daniela Spilotro

Daniela Spilotro

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 7 semanas Terça-Feira | 7 julho 2026 | 08:42

Bom dia
Tentei começar a emitir a nota fiscal padrão nacional para me familiarizar e depois poder explicar para os clientes, dado o fato que seremos obrigados à partir de setembro mais a plataforma dá erro.

Na data de competência informada, o cadastro referente à inscrição "Oculto5" não foi encontrado ou não está habilitado para emissão de NFS-e, dentre os municípios conveniados ao Sistema Nacional da NFS-e.
Por favor, informe outra data de competência.

Alguém mais???

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 semanas Terça-Feira | 7 julho 2026 | 11:53

Daniela Spilotro, bom dia. Se você tentou no ambiente de produção (validade jurídica) vai dar essa mensagem mesmo até 31/08/2026.
Se você tentou no ambiente de produção restrita (teste), não era para aparecer essa mensagem.
Qual foi o ambiente utilizado?

Natanael Braz
Contador -
[email protected]
Lucas Passos

Lucas Passos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 semanas Sexta-Feira | 10 julho 2026 | 16:14

Boa tarde Daniela! 
Essa mensagem normalmente aparece porque o município onde o CNPJ está domiciliado precisa estar conveniado ao Ambiente Nacional da NFS-e. Com a obrigatoriedade prevista a partir de 01/01/2026, além desse convênio, a prefeitura também precisa autorizar o CNPJ para acessar e emitir no ambiente nacional.
Então, quando o sistema informa que o cadastro “não foi encontrado ou não está habilitado”, em geral isso significa que o município ainda não concluiu a adesão ao Ambiente Nacional ou que esse CNPJ ainda não foi liberado pela prefeitura para emissão.
Vale verificar com o setor de tributação do município se já existe convênio ativo com o Ambiente Nacional e se o CNPJ informado já foi devidamente habilitado.

Atenciosamente, 
Lucas Passos
CRC MT 021821/O-9 T SP

Aline Marques

Aline Marques

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 5 semanas Segunda-Feira | 20 julho 2026 | 16:51

Boa tarde!
Aqui em São Paulo, a previsão para início da obrigatoriedade é 01/09/2026.
Por enquanto, estou orientando meus clientes apenas a realizarem o cadastro antecipadamente, para evitar imprevistos quando a obrigatoriedade entrar em vigor.
Inclusive, preparei um passo a passo completo utilizando um MEI como exemplo, e estou enviando esse material para todos os clientes. Dessa forma, eles conseguem fazer o cadastro com tranquilidade e estarão preparados para as próximas mudanças.

Att,
Aline Marques
Juliana Beatriz Costa Silva

Juliana Beatriz Costa Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 21 julho 2026 | 08:56

Bom dia 
Estou com um erro, onde, a nfs foi emitida pelo portal da pref porem nao foi constada no mesmo, e quando entro no portal nacional a nfs esta la, e agora no portal da pref nao consigo efetuar novas ou cancelar nfs , e no portal nacional quando tento efetuar o cancelamento a mensagem de erro e a seguinte " E0831 - O pedido de registro de evento deve ser enviado para o ambiente gerador de NFS-e de acordo com o ambGer indicado na NFS-e referenciada.", ou seja cancelar pelo site da pref porem la eles disseram que nao tem acesso a essa nfs, e o site da pref fala que a nfs foi gerada pelo portal nacional.

Alguem com alguma ideia do que possa ser esse erro?

Daniela Spilotro

Daniela Spilotro

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 4 semanas Terça-Feira | 28 julho 2026 | 08:56

Acabei de acessar o ambiente restrito e continua o mesmo erro, tanto para o meu certificado (contabilidade) quanto de outro cliente o qual tenho o certificado comigo.
Queria testar para aprender e poder passar para os clientes antecipadamente, mais está difícil.
Como não tenho MEI esse será meu primeiro contato.
Já mandei um comunicado informando da mudança e solicitando que eles comprem o certificado digital,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies