x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 37

Emissão de NF Simples Nacional cessão de mão de obra na construção civil - retenções de imposto

PL Sales Contabilidade

Pl Sales Contabilidade

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 horas Sexta-Feira | 7 agosto 2026 | 13:00

Olá, pessoal!
Estou com um cliente novo que presta serviços na construção civil, cessão de mão de obra, e preciso emitir a primeira nota fiscal dele. Como ainda não tenho experiência com esse tipo de operação, fiquei com algumas dúvidas em relação às retenções e aos impostos que devem ser destacados na nota.
Dados da operação:
Prestador optante pelo Simples Nacional;
Tomador não é optante pelo Simples Nacional;
Serviço prestado no município de Barueri/SP;
Código do serviço: 01023 – Execução de obras de construção civil, elétrica ou semelhantes, e respectivos serviços auxiliares ou complementares.
Minhas dúvidas são:
Quais impostos devem ser destacados ou retidos na nota fiscal?
Há retenção de INSS por se tratar de cessão de mão de obra?
Existe retenção de ISS nesse caso em Barueri?
Há retenção de IRRF, PIS, COFINS e CSLL para esse tipo de operação, considerando que o prestador é do Simples Nacional?

Se alguém puder orientar sobre como emitir essa nota corretamente e quais retenções devem ser observadas, agradeço muito a ajuda.
Desde já, muito obrigada!

Ítalo Rodrigues Gonçalves Braz

Ítalo Rodrigues Gonçalves Braz

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 horas Sexta-Feira | 7 agosto 2026 | 15:15

Boa tarde tudo bem ? ISS quem retem sao orgaos publicos apenas. mas se houver algum beneficio fiscal da empresa que da possibilidade pra reter ISS ou o INSS, a empresa destino tem que lhe informa. Como o serviço foi prestado dentro do proprio municipio, eu lhe recomendo a entrar em contato com a prefeitura, solicitar a aliquota do ISS, ver se eles ja aderiu ao novo portal nacional. quanto as retençoes é a empresa destino que tem que lhe informa se tem ou nao retenção, mas perante a prefeitura voce pode verificar essas informaçoes sobre a empresa tambem.
att !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies