x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 24

ESTOQUE COMPRADO NO CPF

Junior

Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 3 horas Terça-Feira | 11 agosto 2026 | 09:20

Olá a todos.
Surgiu um cliente que tem um MEI, mas praticamente 90% do estoque foi comprado no CPF do dono, agora ele precisa sair do MEI o quanto antes, estou pensando em dar baixa e abrir uma LTDA, mas como ficaria a questão desse estoque? Faço uma nota de entrada do CPF para o CNPJ

Grasiani

Grasiani

Iniciante DIVISÃO 1 , Diretor(a)
há 2 horas Terça-Feira | 11 agosto 2026 | 09:29

Bom dia! Eu teria um pouco de cautela antes de simplesmente emitir uma NF de entrada do CPF para o novo CNPJ.
Como 90% do estoque foi adquirido no CPF do titular, primeiro precisamos separar o que efetivamente pertence ao MEI e o que pertence à pessoa física, além de levantar a documentação de aquisição e fazer um inventário do estoque existente na data da baixa.
Para a nova LTDA, vejo duas possibilidades: estruturar a transferência do estoque como integralização de capital, caso o titular vá aportar esses bens na sociedade, ou como uma aquisição do estoque pela nova empresa, observando a documentação fiscal aplicável à operação com pessoa física.
Se for integralização de capital, eu faria isso de forma formal no contrato social, com a relação/avaliação dos bens e o respectivo registro contábil. Se for venda do estoque do CPF para a LTDA, precisamos verificar a regra de emissão da NF de entrada no Paraná e a documentação que comprova a origem das mercadorias.
O que eu evitaria é simplesmente emitir uma NF de entrada "para regularizar" o estoque sem que exista uma operação/documentação que dê suporte à transferência. Primeiro faria o inventário e levantaria as notas de aquisição; depois definiria a forma mais adequada de transferência para a LTDA.

Espero ter ajudado.
Grasiani

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies