Bom dia André.
Bem, existe um problema grave, não só no seu caso, mais em 99% das empresas que são abertas no Brasil. Devido a "facilidade" de se abrir uma empresa neste pais, muitos se tornam empresários da noite para o dia, porém sem uma base sólida para manter e fazer a empresa decolar. Por isso que julgo importante os futuros empresários estarem investindo em conhecimento, como por exemplo, o papel que o SEBRAE desempenha e que ainda é pouco aproveitado.
As empresas deveriam ser proibidas de iniciarem suas atividades sem antes apresentar um Planejamento do Negocio, para se saber exatamente quanto precisa investir.
Aqui em Birigui, em relação a situação da Prefeitura Municipal, ocorre o mesmo. Exige-se o também o laudo do Uso de Solo e do Corpo de Bombeiros, para que a empresa tenha um certificado autorizando o seu funcionamento de forma regular. Infelizmente, a opção pelo regime do Simples, exige um "ok" das 03 esferas (Federal, Estadual e Municipal) e se uma delas não estiver de acordo, a opção realmente será indeferida. No mais, acho que ainda seria viável para o vosso cliente fazer o que a Prefeitura está exigindo, pois se ele já esta com dificuldades em manter a empresa já no seu inicio, imagine quando começar mesmo a "tocá-la": Não é fácil manter uma empresa no seu regime normal, devido aos percentuais tributários aplicados. Temos várias experiências aqui de que as empresas em Regime Normal não vão muito longe.
Resumindo: nem que tenham que levantar um empréstimo no Banco, se for preciso, mas não deixe o seu cliente fora do Simples.
Um abraço.