x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 19

ISSQN inferior ao mínimo para emissão de guia – Prefeitura de Contagem/MG

Eduarda Barbosa

Eduarda Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 2 horas Terça-Feira | 29 setembro 2026 | 13:58

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou enfrentando uma situação junto à Prefeitura de Contagem/MG e gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante ou sabe como proceder.
Uma empresa possui um saldo de ISSQN de R$ 1,25, referente à competência 05/2026. No entanto, o sistema da Prefeitura não permite a emissão da guia para pagamento, pois o valor é inferior ao mínimo de R$ 10,00.

Já tentamos solucionar a questão diretamente com os setores responsáveis e também recorremos à Ouvidoria. Apesar das tentativas, ainda não obtivemos uma solução definitiva. A situação continua pendente, sem que tenhamos uma orientação clara sobre como regularizar o valor.

Minhas dúvidas são:
> Existe alguma previsão para acumular esse saldo com o ISSQN de competências posteriores?
> Há algum procedimento para emitir uma guia abaixo do valor mínimo estabelecido pelo sistema?
> Existe alguma possibilidade de dispensa ou outro tratamento para esse saldo de pequeno valor?
> Como podemos proceder quando o sistema municipal impede o recolhimento e os canais de atendimento não apresentam uma solução?
> Gostaria de entender qual seria o procedimento correto para regularizar essa pendência e evitar que o valor permaneça em aberto indefinidamente.



Agradeço desde já a quem puder compartilhar experiências ou orientações sobre o assunto!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies