x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 4.209

Nota fiscal de devolução st

solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 15:41

Boa tarde..

Uma empresa simples nacional recebeu mercadorias de outro Estado (RS) com substituição tributaria e IPI, agora a empresa vai emitir uma nota fiscal de devolução. Como devo fazer a nota fiscal? Eu tenho que fazer a nota com o ICMS apresentado na nota fiscal de Entrada (12%) , e o IPI? E o ICMS ST que foi recolhido tem como receber de volta? Se alguem puder me orientar eu agradeço muito.

Solange

José Renato Rodrigues

José Renato Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 15:56

ola Solange,

como a empresa é optante pelo simples ela não destaca ICMS, pois a empresa que receber a nota fiscal tera de emitir uma nf de entrada.

quanto ao IPI, como devolução não é fator gerador de IPI voce apenas menciona o valor nos dados adicionais.

vale lembrar que, o valor total do produto é sem IPI, porem o valor total da NF é com IPI.

a humildade vai adiante da honra
solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 16:14

José Renato

Obrigada pela sua resposta. Mas eu tenho mais umas duvidas.

O cliente vai emitir a Nota fiscal de devolução Eletronica, no campo aliquota do icms e ipi eu deixo em branco?
E nota fiscal de entrada possui varios CFOP (6.401,6.102,6.403) qual codigo de devolução devo usar? Posso usar apenas um código para todos?

Obrigada mais uma vez.

ROGERIO FRANCO DE MORAES

Rogerio Franco de Moraes

há 14 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 16:14

Solange, boa tarde!

Acredito que você pode emitir a nf com CFOP 5.411 ou 5.410 e destacar em dados adicionais a base de calculo e valor do ICMS proprio e ICMS ST também o valor do IPI, pois como mencionou o Sr José, empresa simpes não destaca ICMS nos campos.

Rogério

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

ROGERIO FRANCO DE MORAES

Rogerio Franco de Moraes

há 14 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 16:19

Solange,

Antes de postar minha resposta, você ainda não tinha feito a outra pergunta para o Sr José.

Para cada CFOP existe um código de devolução especifico.

5.101 - 5.201
5.102 - 5.202
5.403 ou 5.405 - 5.411
5.401 - 5.410

Espero ter colaborado sem atrapalhar

Rogério

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade