x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 20

acessos 3.264

Substituição Tributária

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2010 | 11:13

Bom dia Andreia

Quando a empresa está no simples nacional e vende mercadorias que foram compradas dentro ro regime de substituição, simplesmente vc. usa os CFOps 5405 ou 6404

5405 - Venda de marcadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadorias sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituido.

6404 - venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição, cujo imposto já tenha sido retido anteriormente.

saudações
waldomiro pena

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2010 | 11:16

Andreia, mais uma observação.

Quando vc. for tirar o DAS para o seu cliente, não esqueça de segregar as receitas:

Sem substituição
Com substituição

Waldomiro Pena

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2010 | 14:05

Oi Andreia, vamos lá.
Nas compras:

É substituição, quando o CFOP for 5401/5402/5403/5405/ ou 6404

Não é substituição quando o CFOP for 5101/5102/6101/6102

No seu livro de entradas vc. lança assim
1403- 2403 -se for mercadorias para revenda
1407- 2407 - se for mercadorias para uso e consumo

(obs: valido só para mercadorias sujeitas ao regime de S.T. ok!)

está claro agora??? estou a disposição se quizer tirar mais duvidas sobre este assunto especifico.

Att

waldomiro pena

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
alaide cecilia pelegrini

Alaide Cecilia Pelegrini

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2010 | 16:52

Waldomiro Pena estou com problema minha empresa trabalha com o codigo de salgadinhos congelados , mandei uma remessa de vendas para o parana acompanhada de uma nota fiscal com subnstituição tributaria como tinha me orientado o posto fiscal daqui e recolhi a GNRE em nome do meu cliente ao chegar a mercadoria ele alegou que o estado do parana nao trabalha com substituição tributaria e nao aceitou a nota eu tive que mandar uma outra nota sem substituição tributaria como devo proceder com o estado do parana o fiscal daqui me orientou errado oque devo fazer

alaide cecilia pelegrini

Alaide Cecilia Pelegrini

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 26 setembro 2010 | 18:43

nao me importa quem pode me ajudar mais preciso de ajuda ja que minha mercadoria esta pronta a ser despachada meu codigo é 313-x e precido saber se o estado de s.paulo tem protocolo e convenio com o estao do parana se alguem pode me ajudar agradeco e fico em debito obrigado

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 00:48

Bom dia Alaide, sua empresa ´e industria??? ou só comercio???

precisamos saber disso tambem.

Vc. verificou se seus produtos estão sujeitos ao regime de sibstituição tributária????, seu cliente com certeza é revendodor correto???

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 00:49

Bom dia Alaide, sua empresa ´e industria??? ou só comercio???

precisamos saber disso tambem.

Vc. verificou se seus produtos estão sujeitos ao regime de sibstituição tributária????, seu cliente com certeza é revendodor correto???

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
alaide cecilia pelegrini

Alaide Cecilia Pelegrini

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 08:10

preciso saber se o estado de s.paulo mantem convenio e protocolo com o parana neste caso se nao tem eu tenho que recolher o imposto e não colocar na nota ok
como faco para receber do cliente

alaide cecilia pelegrini

Alaide Cecilia Pelegrini

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 08:25

valdomiro por favor me explique como funciona isso, se eu tiver uma inscrição no estado do parana eu poço recolher este imposto como?
Mesmo que o estado do parana não tem substituição tributaria para alimentos como é isso e o estado de s.paulo tem como devo proceder?

ANDRÉIA NEVES

Andréia Neves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 3 outubro 2010 | 17:22


Oi Waldomiro, Boa Tarde !

Obrigada pelas respostas.

Com relação a substituição tributária eu gostaria de fazer mais uma pergunta : Quando eu compro mercadoria para revenda com o cód. CFOP de substituição e na nota vem indicando o valor do ICMS substituto , é esse valor que eu emito um DARJ E pago ? Eu posso somar todas as sust. de todas as notas de fornecedores diferentes e emitir um único DARJ ?

Obrigada ,

Andréia

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 13:34

Vamos lá então:

1º Vc. lança em seu livro de entrada como cfop (1403) Compras de produtos para comercialização sujeitos ao regime de substituição tributária.

2º Na sua nota fiscal de vendas, esta mercadoria deve sair com cfop 5405

Assim sendo vc. não deve destacar o ICMS/ST, pois o mesmo foi pago por substituição pelo seu fornecedor, e vc. já esta reenbolsando-o pelo icms pago anteriormente. OK!!!

abraços
waldomiro pena

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
Karina de Queiroz

Karina de Queiroz

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 08:29

Bom dia ! gostaria de tirar uma duvida, uma empresa simples nascional e comercio compra uma mercadoria com substituição triburária e vai revender essa mercadoria para consumidor final. como ela deve proceder? ela vende com substituição ou como venda normal?

Ka Queiroz
"Os obstáculos são essas coisas aterradoras que um vê quando aparta os olhos da sua meta." (Henry Ford)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.