Bem, agora vamos ao calculo da Guia a recolher, lembrando que a mesma deve ter a sua data de vencimento igual a data de emissão da nota fiscal de entrada.
Tenho um cliente em SP (comercio varejista de cosmeticos) enquadrado no regime do
lucro presumido RPA, esse cliente fez uma compra no estado do Rio de Janeiro, o fornecedor é atacadista enquadrado no
Simples Nacional, os dados da NF são o seginte:
CFOP=6102
NCM=33043000
CST=141
Valor total= 6.340,00
Bem, já encontramos o IVA-
ST ajustado: 85,23%. Agora vamos ao Cálculo do Imposto:
R$ 6.340,00 x 85,23% = R$ 5.403,58 + (R$ 6.340,00) = R$ 11.743,58
R$ 11.743,58 (Base de Calculo) x 25% = R$ 2935,90
R$ 2935,90 - R$ 760,80 (6340,00 x 12%) = R$ 2.175,10
Valor da guia a pagar:
R$ 2.175,10Lembrete: Como a empresa de SP que recebeu a mercadoria é RPA poderá deduzir o
ICMS destacado na nota fiscal de compra. Este Cálculo, acima, foi feito como se houvesse destaque do ICMS na nota fiscal de compra. Como você relatou que a compra foi feita de uma empresa do Simples-RJ, provavelmente não houve destaque de ICMS. As empresas do Simples Nacional, mesmo não destacando o ICMS nos campos de Calculo do Imposto, podem gerar crédito de ICMS, mas isso tem que ver se está destacado na nota. Se não estiver, entre em contato com a empresa do RJ e peça para que eles informem pra você o percentual de ICMS que eles estão recolhendo no pagamento do DAS. Ai então, você terá o valor correto a deduzir.
Aqui no Fórum, o nosso grande amigo Daniel Carnielli dos Santos -
Contador, postou uma Planilha "show de bola" para realizar estes cálculos. Ela é valida exatamente para empresas RPA. Recomendo, para os casos de calculo de entradas interestaduais de empresa do Simples, fazer uma pequena alteração na Planilha, pois como você bem sabe, as empresas do Simples Nacional que realizam compras interestaduais com ST, não podem deduzir o ICMS que venha a ser destacado na nota de entrada.
Aqui vai link:
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=17653Qualquer dúvida, se não conseguir baixar a planilha, me peça por e-mail, ok?
Um abraço, e fica com Deus. Boa sorte no calculo ai meu irmão.