x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 4.738

Recolhimento ST

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 13:33

Olá pessoal. Estou com dúvida sobre quem recolhe ST.
Sou uma empresa Simples Nacional. Eu compro mercadorias de outro estado. Quando eu compro mercadoria de um estado onde tem protocolo firmado, a empresa que esta me vendendo tem que recolher a GNRE em meu nome correto? se ela não recolher , eu que terei de recolher? E quando eu compro de um estado que não tem protocolo firmado e aqui no estado de SP está na substituição. Quem deve recolher a ST sou eu? Ai terei que fazer uma GNRE e recolher? E quando eu compro de outro estado onde não esta na substituição aqui em SP, somente recolherei a diferencial de aliquota?

THIAGO LUIS GOMES

Thiago Luis Gomes

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 14:45

Oi Maicon...

Quando tem Protocolo firmado tem que verificar no Protocolo de quem é a responsabilidade de recolher, normalmente é do remetente da mercadoria.. e a GNRE é no nome dele(remetente)

Quando NÃO tem protocolo e a mercadoria é ST em SP vc tem que recolher.. não é GNRE.. é GARE cod. receita 0632... a GNRE é no caso do remetente fazer um "favor" e recolher pra vc em seu nome...

Não entendi a pergunta sobre o Diferencial de Aliquotas, vc poderia esclarecer?!!!

José Francisco Chagas

José Francisco Chagas

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 16:15

Tenho cliente que a razão é industria e comercio (atividade equiparada é
industrial)... posso fazer o APROVEITAMENTO DE CRÉDITO DO ICMS, so- Energia Eletrica, Telefone, e Combustível-(Carro da empresa que faz en-trega das mercadorias faturadas.

O aproveitamento poderá ser retroativo desde jan/2009ou jan/2010 ?

Grato,

J.Francisco

LUÍS ALMEIDA

Luís Almeida

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 16:09

Alguem sabe se fazendo um favor para o cliente, pagar em nome dele a GNRE. Pagar para outro Estado, nao tem protocolo, o certo seria pagar a guia do ICMS do Estado, mas se pagar com GNRE?

Abraçooo

"Nesse mundo, nada é certo alem da morte e dos impostos." (Benjamin Franklin)
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 10:56

luis
se não tem protocolo entre os estados, mas tem st no estado de destino da mercadoria, voce pode recolher em nome do cliente, ex
vamos supor que o rj não tem protocolo com sp de uma determinada mercadoria, mas sp tem st desse mesmo produto, a sua empresa do rj pode recolher gnre em nome do cliente aqui em sp.
obs: acontece muito disso aqui de alguns clientes nossos que recebem mercadorias de outros estados com gnre recolhida e que não tem protocolo,porque as vezes é medo de passar na barreira.
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.