x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 4.220

ICMS Substituição tributaria

LILIAN RIBEIRO DE OLIVEIRA

Lilian Ribeiro de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 14:43

Quando eu compro uma mercadoria com Substituição Tributaria, no caso a empresa sendo de São Paulo, e revendo para empresa de outro estado que tem substituição tributaria devo emitir uma nota com CFOP 6.404? Como calculo o ST neste caso sendo que o Imposto ja foi recolhido anteriormente? eu tenho direito á creditar do ICMS?

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

Prata DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 17:01

Você comprou da empresa que produziu o produto? Ou é uma distribuidora?
Tem que verificar se o ICMS ST já não foi recolhido.

"O homem só é grande, quando ele se ajoelha, diante do senhor, pra tomar puxão de orelha" - Trilha Sonora do Gueto
Glaucea Costa

Glaucea Costa

Bronze DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 17:20

Renan,
No caso de ter sido recolhido, mas ela esta vendendo para outra unidade da federação, não deveria então recolher p/ outra unidade o valor correspondente a diferença entre a alíquota de SP e a do estado destinatário?

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 17:29

No meu entendimento o ICMS ST já foi recolhido, e se recolher novamente haverá uma dupla tributação, talvez incida apenas o recolhimento do MVA Ajustado...mais estudarei mais afundo o assunto.

"O homem só é grande, quando ele se ajoelha, diante do senhor, pra tomar puxão de orelha" - Trilha Sonora do Gueto
Glaucea Costa

Glaucea Costa

Bronze DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 17:52

Obrigada,

Pergunto porque aqui no estado (PE), se eu compro de vc - SC(por exemplo) um produto da substituição tributária, vc recolhe o valor devido, e a mercadoria vem pra mim livre de tributação nas próximas operações, mas isso só nas minhas vendas dentro do estado (PE). Se pegá-la e for vender lá pra São paulo tenho que pegar o valor da venda, acrescentar o MVA, fazer o cálculo do imposto com a alíquota interna e com a alíquota que iria ser destacada pra São paulo e emitir assim uma GNRE para o estado de S. Paulo no valor dessa diferença.
Ex: valor da venda R$100,00
MVA: 40%
Base de cálculo: 140,00 x 17% (alíquota interna dentro de PE) = 23,80
p/ São Paulo: 140,00 x 12% = 16,80
Diferença: 23,80-16,80 = R$ 7,00 (Valor da GNRE)

Não sei se isso se aplica a todos os estados ou é específico de PE, mas vou tentar descobrir.

LILIAN RIBEIRO DE OLIVEIRA

Lilian Ribeiro de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 21:37

Sim Glaucea, a minha duvida é referente aó estado que vou vender, porque quando comprei a mercadoria foi recolhido a ST-Sao Paulo, no caso se o estado destino também houver ST, como fica esse calculo?
"O código 6404: Venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, cujo imposto já tenha sido retido anteriormente
Classificam-se neste código as vendas de mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de substituto tributário, exclusivamente nas hipóteses em que o imposto já tenha sido retido anteriormente.
Pelo fato de ser substituto, entendo que deve recolher o imposto, mas quando diz que: nas hipóteses em que o imposto já tenha sido retido anteriormente, quero esclarecer como calcular, tendo em vista que já foi recolhido imposto pela cadeia.

Grata

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

há 14 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2010 | 10:20

Lilian, bom dia,

andei estudando o assunto, pela legislação de SC, o que me levou ao conhecimento do convênio 81/93, que segue: http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Convenios/ICMS/1993/CV081_93.htm

E existem uma parte interessante neste convênio, que creio que se encaixa com perfeição para nosso assunto aqui, segue abaixo:

"Cláusula terceira Nas operações interestaduais, entre contribuintes, com mercadorias já alcançadas pela substituição tributária, o ressarcimento do imposto retido na operação anterior deverá ser efetuado mediante emissão de nota fiscal, exclusiva para esse fim, em nome do estabelecimento fornecedor que tenha retido originalmente o imposto.

§ 1º O estabelecimento fornecedor de posse da nota fiscal de que trata o caput desta cláusula, visada na forma do § 5º poderá deduzir o valor do imposto retido, do próximo recolhimento à unidade federada do contribuinte que tiver direito ao ressarcimento.

§ 2º Em substituição a sistemática prevista nesta cláusula, ficam os Estados e o Distrito Federal autorizados a estabelecer forma diversa de ressarcimento.

§ 3º O valor do ICMS retido por substituição tributária a ser ressarcido, não poderá ser superior ao valor retido quando da aquisição do respectivo produto pelo estabelecimento.

§ 4º Quando for impossível determinar a correspondência do ICMS retido à aquisição do respectivo produto, tomar-se-á o valor do imposto retido quando da última aquisição do produto pelo estabelecimento proporcional à quantidade saída.

§ 5º A nota fiscal emitida para fim de ressarcimento deverá ser visada pelo órgão fazendário em cuja circunscrição localiza-se o contribuinte, acompanhada de relação discriminando as operações interestaduais.

§ 6º A critério do fisco de cada unidade federada, a relação prevista no parágrafo anterior poderá ser apresentada em meio magnético.

§ 7º As cópias das GNR relativas às operações interestaduais que geraram o direito ao ressarcimento serão apresentadas ao órgão fazendário em cuja circunscrição localiza-se contribuinte, no prazo máximo de 10 (dez) dias após o pagamento;

§ 8º Na falta de cumprimento do disposto no parágrafo anterior, os órgãos fazendários não deverão visar nenhuma outra nota fiscal de ressarcimento do contribuinte omisso, até que se cumpra o exigido."

Ou resumindo para o entendimento, o ST foi recolhido no estado de origem pelo fabricante, e quando você for revender a mercadoria, deverá recolher o ICMS ST, porém o seu fabricante, poderá ser ressarcido do montante que pagou, creio que para não gerar carga tributária maior que a devida.
É este meu entendimento sobre este assunto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade