x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 20

acessos 49.104

Nota Fiscal Série D-1

LUIZ CARLOS BEGO UEDA

Luiz Carlos Bego Ueda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 18:33

Caros colegas,

Estou com duas dúvidas: com relação ao lançamento de notas fiscais série d-1 de venda ao consumidor, quanto a escrituração das mesmas no livro de saídas, a dúvida é: Posso lançar o valor total das notas emitidas no mês e informar apenas á numeração inicial e final destas notas , ou teria que lançar uma a uma no livro de saídas ? A outra dúvida seria, nas aquisições de mercadorias para revenda a nota fiscal de entrada possui 02 cfop (5102 e 5405) na mesma nota de entrada, sendo assim, como lançar esta nota no livro de registro de entradas, neste caso seria utilizado o apenas o cfop 1403 ? informando o valor total desta nota , no livro nos campos: valor contábil e em outras ? estaria correto este procedimento ?

Obs.: A empresa é um pequeno restaurante, optante pelo simples nacional.

Agradeço desde ja, a quem possa me orientar pois não domino esta area fiscal.

Renato Guindani

Renato Guindani

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 9 novembro 2010 | 11:07

Luiz Carlos

No caso de dois CFOP, S o correto seria lançar duas vezes a nota, porem, cada lançamento com um CFOP. Assim, voce terá em seu estoque mercadorias sujeitas a substituição e mercadorias normais, caso contrario voce teria apenas mercadorias sujeitas a ST e na hora da venda, vederia tributada daí nao teria logica né?

Um abraço

LUIZ CARLOS BEGO UEDA

Luiz Carlos Bego Ueda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 9 novembro 2010 | 11:39

Renato, Bom dia !

Eu ja imaginava ser desta forma mesmo o procedimento correto , o problema é que o meu programa fiscal não aceita registrar a mesma nota 02 vezes, esse é o problema ! Mas, Renato não abusando, e quanto ao registro das notas série D-1 mencionadas no questionamento acima, voce tem conhecimento se poderia ser desta forma o registro das mesmas, ou seja: registrando o valor total (vendas) do mês , e informando que seria da nota x à nota Y, no livro de registro de saídas.

Abraço e Obrigado !

LUIZ CARLOS BEGO UEDA

Luiz Carlos Bego Ueda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 09:30

Caros Colegas,

Alguém poderia esclarecer minha dúvida, referente ao registro no livro de saídas, das notas série D-1 venda à consumidor conforme exposto acima, no questionamento anterior ao sr. Renato.

Obrigado ! aguardo uma resposta.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sábado | 13 novembro 2010 | 08:24

Bom Dia Luiz!

1º caso =
verifique bem seu programa ou mesmo a área de suporte do mesmo, pois deve possuir um campo para marcar o desdobramento, deixando assim lançar 2 vezes a mesma nota com cfop e alíquotas diferentes. Aqui eu utilizo o prosoft GOLD e deixa, também conheço o folhamatic e o Cuca fresca que também possuem este campo.

2º caso = registro de saídas de notas D1, você terá que lança-las uma-a-uma devido a geração da Nota fiscal paulista. Obs: somente é lançado notas no sistema de empresas (Simples nacional) para efeito da geração do arquivo da NFp, empresa Simples Nacional os valores referentes a saídas devem aparecer no final do livro registro de entradas:
Ex: Resumo das Saídas
Mod.1 (nº 000001 á 000012) = 1.563,00
D1 (nº 00005 á 0000100) = 2.000,00

Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sábado | 13 novembro 2010 | 08:45

Escrituração Fiscal (Optantes pelo Simples Nacional) - Os livros obrigatórios a ser escriturados são:
I - Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os
estoques existentes no término de cada ano-calendário, quando contribuinte de ICMS;
II - Livro Registro de Entradas, destinados à escrituração dos documentos fiscais relativos às entradas de mercadorias ou bens e às aquisições de serviços de transporte e de comunicação efetuadas a qualquer titulo pelo estabelecimento;
III - Livros de Registro dos Serviços prestados e serviços tomados, registro referente aos serviços prestados e tomados sujeitos a ISS, quando contribuinte de ISS;
IV - Livro Registro de Impressão de Documentos Fiscais, pelo
estabelecimento gráfico para registro dos impressos que confeccionar para terceiros ou para uso próprio(Modelo 6); e
V - todos os documentos e demais papéis que servirem de base para a
escrituração dos livros citados anteriormente.

Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 08:15

Pessoal estou com um problema, relativamente grave, pois estou tentando registrar as notas fiscais Seri D-1 Modelo 2, no sistema da Secretaria (N. Fiscal Paulista), e não estou conseguindo , apos fazer o lancamento das infirmações, e verificar a Notaz Fiscal, esta acusando um erro ( ERRO AO PROCESSAR REQUISIÇÃO), pois sai, voltei, fiz de novo e nada, alguem sabe me disser o que esta ocorrendo??
Agradeço desde já!
Abraços!!

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
LUIZ CARLOS BEGO UEDA

Luiz Carlos Bego Ueda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 09:24

Bom dia ! Emerson

Agradeço-lhe muito pelos esclarecimentos, vou verificar com o suporte do meu programa sobre esta situação para resolver este problema, quanto aos lançamentos das notas de saída, eu teria que lançar uma a uma no programa, para geração de arquivo e envio ao programa da NFP, correto ? mas quando se tratar de poucas notas emitidas, poderia lançar direto no sistema da NFP correto?

Obrigado por enquanto pela ajuda !

Grande abraço !

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 10:30

Bom Dia a Todos!

Victor, este erro já ocorreu comigo em meses anteriores, eu estava digitando entrando no site pelo login do contabilista... alterei utilizando a login e senha da empresa aí o Site deixou eu fazer normalmente, se não der certo pode ser problemas internos dos servidores do Sefaz, aí terá que esperar.

Luiz Carlos, pode sim fazer da forma que vc disse... somente escriturar direto no Site da Nfpaulista... também mantenha um controle atualizado das notas já calculadas os impostos os quais devem constar a série, numeração e valores totais no final do livro de entradas.
Abraçoss

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Victor William

Victor William

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 16:52

Emerson obrigadoooo!!
Abraços!

"God Our Hope, Our Salvation"
"Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho."
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 13:25

Caro Luiz,

Referente as notas modelo D1, aqui no escritório faço os lançamentos da seguinte forma:

Se eu tiver 3 notas com as mesma data 02/11/2010 com numeração 1,2,3

Faço um lançamento apenas informando, como você falou, a numerção inicial e a numeração final, e somo o valor das mesmas.

As outras vou lançando uma a uma pois são de datas diferentes.

Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Ricardo Venancio

Ricardo Venancio

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 16:45

Amigos, boa tarde ... Alguém poderia passar o fundamento legal da não obrigatoriedade da escrituração das notas fiscais modelo D-1 no livro fiscal de saídas para empresas optantes pelo simples nacional - Legislação de São Paulo.

Grato.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 16:54

Boa Tarde Ricardo!
Somente registro os talões D1 para efeito de geração do arquivo da Nota Fiscal Paulista, sendo que não existe livro de saídas para empresas Simples Nacional, o valor referente a esses dados/valores de saídas são impressos no final do livro de entradas... sendo assim não terá legislação para escrituração dos mesmos.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

MARCIO VITTI

Marcio Vitti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 16:20

Boa Tarde a todos

Tenho como cliente, um acougue, onde a sit trib das carnes é isenta. Para um correto lancamento no site do sistema da Nota Paulista, referente ao modelo 2 / serie D1, qual das duas opcoes de tribut que escolho? Revenda de mercadorias, ou venda de merc. imune ou sujeitas a ST.

Desde ja agradeco a atencao de todos.

Márcio Vitti
Jessika Benjamin

Jessika Benjamin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 12:32

Boa Tarde,

Estou com uma duvida, meu cliente esta emitindo essas notas fiscais de consumidor modelo D1, e os valores estão chegando a quase 10 mil, tem alguma regra ou valor maximo para emissao de notas fiscais nesse tipo? ou o valor para emissão pode ser até 120 mil?

MARCIO VITTI

Marcio Vitti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 14:12

Boa Tarde Jessika

As empresas que ainda emitem Nota Fiscal de venda ao Consumidor modelo 2 / série D-1 podem continuar usando estes até o Faturamento de R$ 120 mil por ano. Caso ultrapasse esse limite, a empresa deverá começar a usar Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Espero ter te ajudado.

Márcio Vitti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.