x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 819

situação tributária

Renan Christen Botelho

Renan Christen Botelho

Prata DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 9 novembro 2010 | 13:12

De maneira bem simplificada posso te resumir

Simples: Paga uma porcentagem, em que inclui todos os impostos, que são calculados de acordo com a receita. Também não possuem direito a tomar crédito das suas entradas, e geram um crédito de ICMS em forma de dados adicionais nas suas NF´s.

Presumido: É sujeita a entrega de declarações federais e estaduais, como DIPJ, DCTF, etc... pode tomar crédito de ICMS nas entradas de matérias-primas, e outras operações específicas.

Real: É parecida com a do presumido, a diferença vem no tipo de apuração de PIS/COFINS, que no caso a optante pelo lucro real pode ser tributada pelo não-cumulativo, o que faz ela poder se creditar de PIS/COFINS em certas operações, que normalmente envolvem a produção, mais podem ser incluidos leasing de carros, etc...

Lembrando que as aliquotas na tributação de PIS/COFINS entre lucro real e presumido nas saídas, também sofre divergência.

Vale ressaltar, que as empresas que optam pelos diferentes tipos de tributação, são sujeitas a limites de faturamento, para que possam escolher entre eles.

isto é uma idéia bem por cima, procure no forum sobre a tributação de cada um deles se quiser ir mais a fundo no assunto.

"O homem só é grande, quando ele se ajoelha, diante do senhor, pra tomar puxão de orelha" - Trilha Sonora do Gueto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade