x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 3.553

Dúvidas quanto a tomador de "frete"

Lourenço Júnior
Articulista

Lourenço Júnior

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 14 novembro 2010 | 10:24

Caros, bom dia!

Estou com um cliente que está querendo criar uma empresa que a sua atividade é ser tomadora de serviço de frete, ou seja, existe uma pessoa querendo que seja transportado sua mercadoria, então, ele contacta os caminhoneiros para fazer esse tal frete, assim ele ganha comissão.

Quais os encargos ele terá que pagar quando tomar esses fretes de pessoa física ou pessoa jurídica?

Sei que PF tem que recolher inss, sest/senat.....

Desde já agradeço a ajudar...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 14 novembro 2010 | 11:41

Bom dia Lourenço,

Se seu cliente "está querendo criar uma empresa" iremos tratar da tributação de Pessoa Jurídica que presta serviços comissionados na subcontratação de fretes.

Nestes termos é importante que você informe quais as atividades cuja exploração será permitida e que constarão no Contrato Social desta empresa, para que alguém o oriente sobre a carga tributária inerente a tais atividades.

Para tanto, é importante também que você repita seu questionamento em sala própria (Legislação Federal e Legislações Estaduais e Municipais) haja vista que a sala em que "estamos" são discutidos apenas os assuntos que dizem respeito a contabilidade propriamente dita.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 15 novembro 2010 | 11:19

Bom dia, Saulo

Embora eu tenha neste momento colocado a dúvida na sala adequado, mesmo assim deixarei sua opinião aqui porque ela já oferece um panorama geral para a solução.

Obrigado pela participação

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Lourenço Júnior
Articulista

Lourenço Júnior

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 15 novembro 2010 | 13:18

Saulo, no presente momento não tenho informações precisas da CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS desta empresa. Sei que seus fretes serão transportando biscoitos, massas alimentícias, farinha de trigo, etc.

Pergunta citada anteriormente:

Caros, bom dia!

Estou com um cliente que está querendo criar uma empresa que a sua atividade é ser tomadora de serviço de frete, ou seja, existe uma pessoa querendo que seja transportado sua mercadoria, então, ele contacta os caminhoneiros para fazer esse tal frete, assim ele ganha comissão.

Quais os encargos ele terá que pagar quando tomar esses fretes de pessoa física ou pessoa jurídica?

Sei que PF tem que recolher inss, sest/senat.....

Desde já agradeço a ajuda...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade