x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 960

Direito ao credito de icms

Bruna Cacozze

Bruna Cacozze

Bronze DIVISÃO 2 , Analista
há 14 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 10:23

Bom dia. Temos a seguinte situacao recebemos uma nf-e dia 05/11/10, mas a mesmo foi emitida com data de 30/10 e data de saida da mercadoria dia 04/11. Gostaria de saber se posso lancar esta nota no mes de novembro me creditando do ICMS no mesmo mes? Se alguem tiver um artigo de facil entendimento, onde demonstre tal procedimento por favor me encaminhar.

Grata.

PAULO RENATO RODRIGUES

Paulo Renato Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 11:22

Bom dia Bruna,

Tu deve lançar no mês que a mercadoria entrou no teu estoque, pois o fato gerador do ICMS é a entrada da mercadoria na empresa.

Não sei se tem mátéria sobre o assunto, mais como te disse é o correto.

A Data de emissão serve para quem está vendendo
A Data de saida serve para quem está comprando.

Tudo bem?

Boa Sorte!

Bruna Cacozze

Bruna Cacozze

Bronze DIVISÃO 2 , Analista
há 14 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 11:50

Ok, vc me ajudou e muito, mas ainda temos o seguinte problema: Quando vamos importar a nf-e ele não importa pois alega que esta nota é do mes de outubro. Sabe me dizer como resolver este problema? ou teremos que lançar a nota manualmente no mes de novembro mesmo.

obs: Mas creio que se eu tenho o direito ao credito na entrada da minha mercadoria, ele teria que aceitar tal procedimento.

PAULO RENATO RODRIGUES

Paulo Renato Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 13:10

Meu sitema tambem não importa essas notas fiscais quando o mês é passado ao mês de lançamento fiscal.
Quando tenho caso assim lanço ela manualmente dentro do mês de fechamento, e uso o ICMS normalmente...

Att.

Renato Rodrigues

Pedro Henrique Alexandre da Hora

Pedro Henrique Alexandre da Hora

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 13:34

Bruna se entendi direito vocês fazem a importação das NF de entrada, e não escolhem a data da entrada?
Se for assim verifique sobre este procedimento pois a data de entrada, tem que ser a mesma data que entra em seu estoque.

Pode ser lançada manualmente, a compra de mercadorias é lançada conforme a data em que entra na empresa, pode ter defasagem de meses, não sei ao certo quanto tempo, mas 1 ou 2 meses pode sem problemas.

O crédito da mercadoria você tem direito no mês de competencia do seu lançamento da NF na entrada.

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade