Daniela Maia Ribeiro
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde a todos! Me ajudem por favor. Possuo um cliente que tem 2 empresas, uma sendo extração de areia e outra transportadora, sendo ambas optantes pelo simples nacional. estou em dúvida sobre a questão de transporte da areia para clientes em outros municipios, preciso saber primeiramete sobre o preenchimento da nf de venda onde destacamos o valor de frete, este valor tem que vir realmente destacado nesta nf quando o frete é por conta do destinatário, ou eu devo emitir um conhecimento de transporte da transportadora e enviar ao cliente juntamente com a nf de venda? o CTRC deve ser preenchido tendo como remetente a empresa de extração e destinatário o cliente que adquiriu areia? e o imposto simples deve ser pago sobre o valor destacado do frete informado na nf de venda?
Segundo: em caso do frete ser por conta do emitente devo informar o valor do frete na nf de venda ou devo emitir um CTRC? e este frete sendo por conta do emitente ele deve pagar imposto simples sobre o frete? desde já agradeço e fico aguardando respostas. abraços