Andressa de Oliveira Paiva
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita FiscalOlá Pessoal,
Gostaria de uma ajuda a respeito de apuração de ICMS, bom, a dúvida é a seguinte, tenho um cliente que é comercio varejistas de balas, doces e semelhantes que é optante pelo lucro presumido, devo fazer a apuração de ICMS, pois não sei como faço o calculo do valor do ICMS, o calculo seria de acordo com a aliq. de cada produto ou com a aliq. de 18% ( Aliq. de SP ) sobre as vendas internas/externas? ou eu só devo calcular o ICMS sobre produtos que não estão sujeitas a subst. tributaria? no caso de produtos que estão sujeitas a ST sendo vendida para consumidor final quem recolher o ICMS é a propria empresa? e no caso da compra fora do estado, eu apuro o ICMS diferencial de aliq.?
Tem outra empresa que é comercio de vidros e é optante pelo Simples Nacional que emitiu um NF com a venda de produtos suj. a subst. tributaria, e o cliente para quem ele emitiu a nota pediu uma guia de recolhimento para que ele possa pagar, mas como o comercio de vidros é optante pelo Simples Nacional o ICMS ST já é cobrado no Simples sendo paga pela empresa pelo DAS, há obrigatoriedade do cliente pagar alguma guia em relação a mercadoria em que ele comprou?
Agradeço, desde já.
Abraços.