x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.735

nota fiscal eletronica

aline do bem

Aline do Bem

Iniciante DIVISÃO 5 , Agente Financeiro
há 14 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 09:21

bom dia, gostaria muito da ajuda de vcs. Tenho uma fabrica de sapato e vou começar com a nota eletronica. Ouvir dizer que tenho q cadastra os produtos que uso para fabricar o calçado para que posso tira a nota do sapato pronto. isso é verdade?
aguardo a resposta.

Júlio Cerqueira

Júlio Cerqueira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 10:01

Aline, em relação à emissão da NF-e você irá considerar o produto acabado. Talvez o que te disseram sobre os insumos usados na fabricação do calçado seja para controle de estoque (matéria prima, mat. de embalagem, produtos acabados), o que não é feito no emissor de NF-e, mas no software de automação que faz esse tipo de controle.

Caso venha a utilizar o software emissor de NF-e da SEFAZ, não irá conseguir controlar o estoque, mas apenas emitir a nota fiscal. Em programas particulares há a vantagem de integração entre diversas rotinas, entre elas, a emissão da nota e o controle do estoque.

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..." (Renato Russo)
Júlio Cerqueira

Júlio Cerqueira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 11:18

Aline, quando da emissão da NF-e você precisa informar a classificação fiscal do produto - a NCM (Nomenclartura Comum do Mercosul)/SH (Sistema Harmonizado) relacionada na TIPI (Tabela de incidência do IPI) e também o CST (Código de Situação Tributária) do produto.

Mais informações sobre a TIPI e NCM você encontra no portal da Receita Federal. Veja link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aliquotas/DownloadArqTIPI.htm

Sobre o CST você encontra no RICMS/RJ.
Exemplo: se calçados aí no Estado do Rio de Janeiro for produto incluído na substituição tributária, a indústria deverá efetuar o cálculo da ST e repassar ao seu cliente. O CST nesse caso seria o 010 (0-Origem NAcional e 10- Cobrança da Subst. Tributária).

Aconselho a você procurar o seu Contador para maiores informações.

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..." (Renato Russo)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade