x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.820

Dúvida sobre ajuste de estoque

Eduardo Lúcio

Eduardo Lúcio

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 23 dezembro 2010 | 01:52

Boa Noite nobre colegas!!

Estou encaminhando está mensagem porque me deparei com a seguinte situação: A Empresa irá fazer o SPED fiscal a partir de Janeiro de 2010, mas o estoque nunca foi contado ou escriturado. Minha dúvida é, como devo preparar essa escrituração do estoque? Posso emitir notas da empresa contra a própria empresa dando entrada no meu estoque, uma vez que eu não tenho controle das notas com os produtos que entraram no meu estoque.

Desde já agradeço a colaboração de quaisquer dos Nobres colegas.

Abraços.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 24 dezembro 2010 | 11:32

Caro Eduardo, boa tarde.

Um dos requisitos para o perfeito funcionamento do SPED Fiscal é que o estoque esteja correto, já que os ítens desse estoque comporão informação do referido arquivo.

O controle (do real) estoque será então indispensável.

Posso emitir notas da empresa contra a própria empresa dando entrada no meu estoque

Entendo que não. Uma empresa não poderá comprar dela mesmo.

Faria um levantamento de estoque dessa mercadoria sem nota fiscal, separando por tributação, apresentaria na agência fazendária a fim de emissão de nota fiscal avulsa, pagando o ICMS se devido for.

E lembrando que tal operação deverá ser entendida como compra, ou seja, a contabilidade deverá ter recursos para pagamento de tal nota.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade