x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 11.663

nota fiscal de troca / Devolução

Suelen Santos de Souza

Suelen Santos de Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Gerente
há 14 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 08:55

Oi, Gostria de saber como emitir nota fiscal de troca e de devolução a questão da tributação nos dois casos. Eu sou uma empresa comercial que revende material de escritorio. Como fica nas notas o destaque do IPI pois não sou industria, e do ICMS - ST já que nã sou o Fabricante ? E o ICMS Normal ?

José Renato Rodrigues

José Renato Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 09:52

Ola suelen tudo bem?

ICMS ST, voce devolve da mesma forma que veio (sem Tributação)
ICMS NORMAL, voce devolve tributado (no mesmo valor que veio)
IPI, voce não destaca porem voce deve considerar esse valor no total da nf, e tambem indicar o valor nos dados adicionais (descrever o motivo da devolução o nº e a data da nf de devolução).

nota: voce deve estornar o debito ref ao ICMS NORMAL , no livro de apuração de ICMS. (cod. 008- ESTORNOS DE DÉBITOS).

att

a humildade vai adiante da honra
Suelen Santos de Souza

Suelen Santos de Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Gerente
há 14 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 10:09

Oi José ! Então e a nota fiscal de troca e igual pois fui orientada pela IOB que na troca eu não devo considerar o IPI.

Bem tenho tres sistuações :

Devolução de produtos comprados de substituto mercadorias com ST destacada na NOta!
ICMS normal : devo ou não destacar no corpo da NF, tendo em vista que não tomei credito. E a ST pelo que eu entedi destaco somente no dados adicionais, masd devo ou não incluir este valor na mercadoria?

Quando for comprada de substituido ela vem sem nenhum tipo de tributação e eu devolvo da mesma forma .Correto?

Devolução de notas sem ST ?
O icms vai destacado normalmente e o IPI nos dados Adicionais? E isto? Mas o IPI compoe ou não o valor total da nota fiscal. Eu devo imbuti-lo no valor dos produtos?

ST Fora do Estado
E quando esta operação for interestadual eu eu tiver pago a ST na entrada da mercadoria como recupero a ST ? Esta operação não entendi nada !

E as trocas seram da mesma maneira ou não ? Pois como já disse a IOB me orientou a fazer diferente como o IPI ?

Obrigada !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade