x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 578

Diferencial de Alíquotas (Ent. Sem Fins Lucrativo)

Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 18:15

Boa tarde a todos!

Por gentileza alguem saberia dispor sobre a pergunta abaixo?

"É devido a diferença de alíquotas de bem comprado por Instituição Religiosa para compor seu ativo fixo?

Desde já agradeço.
Ricardo

Ericke César Cruz

Ericke César Cruz

Prata DIVISÃO 5 , Gerente Controladoria
há 14 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 10:44

Bom dia Ricardo!

Em meu entendimento não é devido o diferencial de alíquota nesta situação, pois, primeiramente a Instituição Religiosa não é contribuinte do ICMS, portanto o remetente da mercadoria deve vende-la com a alíquota interna de sua unidade da federação. Ainda com relação ao diferencial de alíquotas, o RICMS/00 prevê o seguinte:

Artigo 2º - Ocorre o fato gerador do imposto (Lei 6.374/89, art. 2º, na redação da Lei 10.619/00 , art. 1º, II, e Lei Complementar federal 87/96, art. 12, XII, na redação da Lei Complementar 102/00, art. 1º):

...

VI - na entrada, em estabelecimento de contribuinte, de mercadoria oriunda de outro Estado destinada a uso ou consumo ou ao ativo permanente;

...

§ 5º - Nas hipóteses dos incisos VI e XIV, a obrigação do contribuinte consistirá, afinal, em pagar o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual.



Note que no inciso VI temos que enfatizar o seguinte termo: "em estabelecimento de contribuinte" , não se aplicando portanto a hipótese de recolhimento da diferença entre as alíquotas para não contribuintes, como é caso das instituições religiosas.

Att,
Ericke

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade