x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.001

Andressa de Oliveira Paiva

Andressa de Oliveira Paiva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 16:14

Olá Pessoal!

Gostaria de saber por gentileza como é feito o calculo de ICMS sobre vendas de comercio, porque estou com uma empresa que é do regime RPA, na NF emitida está assim:

Produto tributado integralmente.

Valor dos produtos: 72.800,00

Base de calculo: 72.800,00,
Aliq. ICMS 18%
Valor ICMS: 13.104,00

como será lançada essa nota? devo lançar como debito de ICMS?
e como é feito o calculo de credito de ICMS?
Si eu tiver que lançar a base de calculo e o valor do Icms, tem que gerar imposto a pagar de ICMS de 18% mesmo?

Gente por favor, me ajudem! pois só mecho com empresas que são do Simples, e estou confusa em relação ao ICMS sobre Vendas e Compras do regime RPA.

Agradeço, desde já!

Abraços,

Andressa

José Renato Rodrigues

José Renato Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 11:45

Ola Andressa.

é isso mesmo,

na saida:

voce lança valor contabil, base de calculo, aliquota e imposto (esse imposto vai gerar o debito)

na entrada idem:

voce lança valor contabil, base de calculo, aliquota e imposto (esse imposto vai gerar o crédito)

na entrada voce precisa se atentar ao que voce pode tomar crédito, pois nem tudo da direito a crédito.

no final vc apura débito - (menos) crédito e paga o imposto (isso se faz pelo livro de apuração do ICMS) .

a humildade vai adiante da honra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.