x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.703

Credito ICMS sp

NATALIA FERREIRA

Natalia Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 11:09

Alguem pode me ajudar ...
Queria saber como funciona com uma linguagem facil e simples o credito do ICMS aqui em SP...
Tudo que entrar na empresa onde de quem eu comprei é contribuinte ICMS entra para mim com credito?
Ou existe uma porcentagem desta entrada?

Natália Ferreira
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 15:25

Olá Natalia,

Funciona da seguinte maneira; empresas que não estão enquadradas no simples nacional, são obrigadas à fazer apuração mensal do ICMS da seguinte forma:

- A empresa pode tomar crédito do ICMS na compra de mercadorias para revenda ou matéria prima e embalagens (no caso de industria), só não pode tomar crédito nas aquisições de material de uso e consumo e despesas que não fazem parte do custo de revenda ou fabricação.

- Em contra partida esta empresa irá debitar o ICMS nas notas de vendas.

Com isso a empresa terá um crédito do ICMS nas compras e um débito nas vendas, onde a diferença será o ICMS sobre a margem de lucro da empresa que deverá ser recolhido à Secretaria da Fazenda Estadual.

O valor do crédito é o valor nominal que consta na nota fiscal de compra.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.