x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 38.295

Bloco H SPED Fiscal

Janiely Padilha

Janiely Padilha

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 16:04

Boa tarde caros colegas!!

Tentei enviar meu SPED fiscal referente 02/2011, e neste arquivo tb estou obrigada à enviar o bloco H (inventário) referente ao ano de 2010, porém ocorreram vários erros, todos nos campos H10, esse campo solicita que meus cadastros de produtos estajam informados a conta contábil do produto, aí vem meu dilema: Meu problema é que em 2010 tínhamos um outro sistema contábil, consequentemente esse ano temos um novo plano com novas numerações de contas reduzidas. Minha dúvida é se tenho que colocar a nova conta ou mencionar a conta antiga (isso vai ser meio difício pois meu sistema não vai identificar a conta antiga, pois como lhes disse era outro sistema).
Será que algúem pode me ajudar nesta questão, se tivermos que colocar a conta antiga será muito ruim pois temos mais de 1.000 cadastros de produtos, e o pior é que depois do envio deste SPED terei que mudar tudo novamente para as novas contas.
Por me ajudem, espero ouvir boas notícias.

Maria Claudia Schwaigert

Maria Claudia Schwaigert

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 16:28

Boa Tarde Janielly,

A conta contábil que o SPED solicita é a conta onde está localizado o seu estoque. No guia prático este campo está assim descrito:

"Campo 10 - Preenchimento: informar o código da conta analítica contábil correspondente. Deve ser a conta credora ou
devedora principal, podendo ser informada a conta sintética (nível acima da conta analítica). Nas situações de um mesmo
código de item possuir mais de uma destinação deve ser informada a conta referente ao item de maior relevância."

Entendo que você tenha que colocar o código da conta sintética ou analítica, não o código reduzido. Mesmo que a contabilidade tenha mudado de sistema, você deve possuir um plano de contas do ano de 2010 e informar então a referida conta.

O SPED hoje, pelos testes que efetuei, não está validando esta informação, o que você informar no campo 10 o sistema irá aceitar. Mas acredito que você deve proceder com a informação correta no campo.

Você provavelmente não tem uma conta contábil para cada produto, e sim, uma conta de estoques no ativo, então, o trabalho não é tão extenso quanto imagina.

O código do item deve seguir a mesma codificação dos itens nas entradas e saídas de documentos, deve ter em seu sistema um código para cada produto cadastrado e é este que irá compor o registro 0200 e irá constar no registro 02 do H010 do inventário.

Maria Claudia Schwaigert
Janiely Padilha

Janiely Padilha

há 14 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 16:42

Olá Maria!

Quando você se refere ao código da conta sintética o análitica está se referindo às márcaras (classificação)? E entedi correto quando você me passou que posso utilizar tanto sintético quanto análitico?!

Janiely Padilha

Janiely Padilha

há 14 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 17:05

Mesmo sendo indústria, não é necessário informarmos a conta análitica, como por exemplo para os nossos produtos produzidos, onde dependendo da fase de produção em que o mesmo está? por exemplo: estoque em elaboração e produtos acabados

Maria Claudia Schwaigert

Maria Claudia Schwaigert

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 17:09

Olá Janiely,

O fisco permite que você informe a sintética. Acredito que seja muito melhor o maior número de detalhes. Então, informe a conta contábil analítica correspondente caso seja possível essa classificação.

Maria Claudia Schwaigert

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade