Eduardo da Silva Barreto
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBom dia, Prezados Colaboradores e Colaboradoras:
Não poderia existir melhor fonte de consulta do que o Fórum Contábeis. Já o encaro como minha bíblia contábil, com todo respeito a essa obra sagrada, mas é que toda a dúvida que eu tenho eu busco resolver primeiro aqui.
Por isso venho mais uma vez buscar esclarecimentos a uma dúvida cruel que me abateu:
Estou fazendo a contabilidade de uma Pet Shop e, por ser novo nessa área, estou tento que me desviar de vários obstáculos que surgem. O último deles é em relação a escrituração de notas fiscais de despesas surgidas na implantação da firma.
A minha cliente me deu várias notas de gastos que teve antes e durante a averbação do contrato social na Junta Comercial. Grande parte dessas notas está em nome da proprietária e algumas com o seu endereço e outras com o da firma.
Encontrei no fórum, que devo emitir notas de entradas série D-1 para regularizar essa situação, entretanto, caso esse seja o procedimento correto, como fazer para as notas emitidas antes da data de averbação do contrato social.
O contrato social foi assinado em 01/06/2010 e averbado em 30/07/2010, mas tenho notas emitidas em maio e início de julho/ 2010. Não sei se posso escriturá-las nos livros de entrada e de apuração do ICMS, tampouco se posso contábilizá-la como gastos de implantação da firma.