x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.735

Helena Cristina da Silva

Helena Cristina da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 17:37

boa tarde, gente estou com muito receio pois sai de um escritorio de contabilidade qual só se trabalhava com empresa do simples e nenhuma tinha s.t, agora entrei em uma industria e me pediram o iva ajustado dos estados que nosso produto tem protocolo, o nosso produto tem ncm 7610900 e tem protocolo com minas, bahia, pernanbuco e rio grande do sul, sei que em todos esses estados o iva original é 32% mais não sei aonde encontrar o ajustado
por favor me ajudem , estou deseperada!!!
desde ja muito obrigado

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 08:24

Bom dia Helena

Se você conhece o IVA original, basta aplicar a fórmula abaixo que você terá o IVA ajustado.

MVA AJUSTADA = [(1+MVA original) x (1- alíquota interna) / (1- alíquota interestadual)]-1

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
IZAAQUE VICTOR DA SILVA

Izaaque Victor da Silva

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 08:33

Na hipótese de entrada de mercadoria proveniente de outra unidade da Federação cuja saída interna seja tributada com alíquota superior a 12% (doze por cento), o estabelecimento destinatário deverá utilizar o “IVA-ST ajustado”, calculado pela seguinte fórmula:

IVA-ST ajustado

= [(1+IVA-ST original) x (1 - ALQ inter) / (1 - ALQ intra)] -1,
onde:

1 - IVA-ST original é o IVA-ST aplicável na operação interna;

2 - ALQ inter é a alíquota interestadual aplicada pelo remetente localizado em outra unidade da Federação;
3 - ALQ intra é a alíquota aplicável à mercado
ria no estado destinatário.

=[((1 + 0,32) x (1 – 0,12)) / (1 - 0,18)]-1
=[(1,32 x 0,88) / (0,82)]-1
= [1,1616 / 0,82] – 1
= 1,4166 – 1
= 41,66 é o IVA AJUSTADO

Monte uma formula no excel, como acima, para calcular o IVA AJUSTADO para os mais diversas IVAS E ALIQUOTAS INTERNAS.

IZAAQUE VICTOR DA SILVA

Izaaque Victor da Silva

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 14:48

Substituição Tributária: MVA ajustada foi criada para permitir o equilíbrio no preço das aquisições interestaduais e internas. A medida se justifica em razão da necessidade de se reduzir a vantagem competitiva no preço final da mercadoria sujeita à ST, tendo em vista a diferença entre a aliquota interestaduasl 12%, e as aliquotas internas 18, 25, 27, 29, etc, dependendo do estado.

É prevista em todos os protocolos firmados entre os estados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade