x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.694

Lançamentos Fiscais: CST X CFOP

João Paulo de Oliveira Pereira

João Paulo de Oliveira Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 11:07

Senhores e senhoras contabilistas, bom dia.

Trabalho em um escritório pequeno, com somente empresas optantes do Simples Nacional, cujas contabilidades não eram realizadas até dez/2010. O proprietário, ciente da necessidade de regulamentação, decidiu iniciar a escrituração em jan/2011.
Sou graduando em Ciências Contábeis e iniciante no ramo. Como auxiliar, estou tendo muitas dúvidas quanto ao lançamento de notas fiscais pela relação entre CST e CFOP. No ato do lançamento das notas, por serem empresas do Simples Nacional, devo esmiuçar tal como se apresenta a NF, ou posso generalizar os valores nos campos "valor contábil" e "Outros", uma vez que não haverá aproveitamento de ICMS e demais impostos?

Aguardo réplica,

Grato

João Oliveira

João Oliveira
Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 17:05

João,

Tudo irá depender da operação realizada. Pode ser que, em uma única operação (Venda de mercadoria p. ex), haja mais de uma CST.

Vale observar a operação realizada.

Abraço!

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
João Paulo de Oliveira Pereira

João Paulo de Oliveira Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 7 maio 2011 | 00:05

Caros colegas, obrigado pelas informações

Mas mesmo assim, continuo com uma interrogação nas ideias.
Agregando as informações do Daniel quanto a existência de vários CST em uma mesma operação, refaço o questionamento, exemplificando:

Como proceder o lançamento de uma nota fiscal com produtos, digamos, cujo CFOP seja 5102, mas CST 000, 010, 030? Acerca da separação de cada um deles já me é de conhecimento, mas a escrituração será igual a todos?

E no caso de produtos com CFOP 5403 (ST) , e CST 010? Lança-se somente a ST destacada na nota? Ignora-se o ICMS uma vez que se trata de uma mercadoria ST?

Vale lembrar que todos os clientes do meu patrão são comerciais optantes do Simples Nacional.

Aguardo.

João

João Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.