x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.785

Lançamentos Fiscais: CST X CFOP

João Paulo de Oliveira Pereira

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 11:07

Senhores e senhoras contabilistas, bom dia.

Trabalho em um escritório pequeno, com somente empresas optantes do Simples Nacional, cujas contabilidades não eram realizadas até dez/2010. O proprietário, ciente da necessidade de regulamentação, decidiu iniciar a escrituração em jan/2011.
Sou graduando em Ciências Contábeis e iniciante no ramo. Como auxiliar, estou tendo muitas dúvidas quanto ao lançamento de notas fiscais pela relação entre CST e CFOP. No ato do lançamento das notas, por serem empresas do Simples Nacional, devo esmiuçar tal como se apresenta a NF, ou posso generalizar os valores nos campos "valor contábil" e "Outros", uma vez que não haverá aproveitamento de ICMS e demais impostos?

Aguardo réplica,

Grato

João Oliveira

João Oliveira
Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 15 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 17:05

João,

Tudo irá depender da operação realizada. Pode ser que, em uma única operação (Venda de mercadoria p. ex), haja mais de uma CST.

Vale observar a operação realizada.

Abraço!

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sábado | 7 maio 2011 | 00:05

Caros colegas, obrigado pelas informações

Mas mesmo assim, continuo com uma interrogação nas ideias.
Agregando as informações do Daniel quanto a existência de vários CST em uma mesma operação, refaço o questionamento, exemplificando:

Como proceder o lançamento de uma nota fiscal com produtos, digamos, cujo CFOP seja 5102, mas CST 000, 010, 030? Acerca da separação de cada um deles já me é de conhecimento, mas a escrituração será igual a todos?

E no caso de produtos com CFOP 5403 (ST), e CST 010? Lança-se somente a ST destacada na nota? Ignora-se o ICMS uma vez que se trata de uma mercadoria ST?

Vale lembrar que todos os clientes do meu patrão são comerciais optantes do Simples Nacional.

Aguardo.

João

João Oliveira
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies