Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 10.660

Tributacao compra veiculo novo pessoa juridica

TARSO DE NORONHA PESSOA

Tarso de Noronha Pessoa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 4 junho 2011 | 10:40

Amigos, Por Favor,
Gostaria de saber se um contribuinte pessoa juridica (sua atividade nao e compra e venda de veiculos) comprar um veiculo novo para seu imobilizado (consumo) em outro estado, qual sera suas obrigacoes tributarias? Ex. Comprou um veiculos no estado do Piaui e seu domicilio e no estado do Ceara.

Tarso Noronha
Contador
TARSO DE NORONHA PESSOA

Tarso de Noronha Pessoa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 14:27

Ola, pessoal...
Pesquisei sobre minha pergunta e obtive uma resposta ...segundo o orgao de fiscalizacao do estado do ceara... pra quem posso interessar ...
A resposta da descrita na nota explicativa 01/11 do estado do Ceara.

NOTA EXPLICATIVA N.º 01, DE 25 DE MARÇO DE 2011
* Publicada no DOE em 31/03/2011.
Explicita procedimentos relativos à cobrança do ICMS, devido quando da aquisição de veículos automotores em outras unidades da Federação.
O SECRETÁRIO DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, e

Considerando, a necessidade de orientar os agentes fiscais e padronizar os procedimentos específicos relativos à cobrança do ICMS quando da entrada, no território deste Estado, de veículos automotores adquiridos em outras unidades da Federação

EXPLICITA:

1. nas operações de aquisição de veículos automotores novos, oriundas de outras unidades da Federação, sujeitas ao regime de substituição tributária do ICMS, nos termos do Convênio ICMS 132/92, os agentes fiscais, no exercício de suas atividades laborais, deverão exigir do respectivo adquirente, quer seja pessoa física ou jurídica não contribuinte do ICMS, o recolhimento do imposto correspondente a uma carga tributária líquida equivalente a 5% (cinco por cento), caso não tenha sido observada as disposições do Convênio ICMS 51/00.

2. Na hipótese de aquisição por contribuintes inscritos no Cadastro Geral da Fazenda (CGF), desde que enquadrados como Microempreendedor Individual (MEI) , Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), optantes pelo Simples Nacional; no Regime Especial de Recolhimento e no Regime de Recolhimento "Outros", inclusive as empresas de construção civil, filiados ou não ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (SINDUSCON), exigir-se-á o pagamento do ICMS por ocasião da entrada do veículo automotor novo no território deste Estado, mediante a aplicação da carga tributária líquida de 5% (cinco por cento), ainda que se trata de aquisição para o ativo imobilizado do respectivo estabelecimento, caso em que o direito ao crédito limitar-se-á ao respectivo percentual, observando-se o disposto no § 13 do art. 60 do Decreto nº 24.569, de 31 de julho de 1997, acrescentado pelo Decreto nº 26.094, de 27 de dezembro de 2000.

3. O disposto no item 2 desta Nota Explicativa não se aplica aos contribuintes enquadrados no Regime de Recolhimento Normal, caso em que o recolhimento dar-se-á no mês subseqüente ao da aquisição do veículo automotor novo, mediante apuração em Conta Gráfica de ICMS.

4. Nas operações interestaduais de que decorra a entrada, neste Estado, de veículo do tipo ônibus ou caminhão, aplica-se a cobrança do ICMS correspondente a uma carga tributária líquida de 5% (cinco por cento), nos termos dos arts. 563-A e 563-B, ambos do Decreto nº 24.569, de 31 de julho de 1997 (Regulamento do ICMS/CE), ainda que adquirido em partes separadas, como na hipótese em que o chassi e a carroceria sejam fornecidos pela mesma ou por empresas distintas.

5. A cobrança do imposto aqui explicitada não se aplica quando das aquisições por órgãos da Administração Pública Direta ou Indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive suas autarquias e fundações, por força do disposto na alínea "a" do inciso IV do caput do art. 150 da Constituição Federal (Imunidade Recíproca).

6. Esta Nota Explicativa entra em vigor na data de sua publicação.

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ, aos 23 de março de 2011.

Carlos Mauro Benevides Filho
SECRETÁRIO DA FAZENDA

Tarso Noronha
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.