x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 11.546

Nota fiscal serv.divs lançar no fiscal?

Glailton Aparecido de Campos

Glailton Aparecido de Campos

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 17 anos Quinta-Feira | 14 junho 2007 | 15:04

MEU CARO AMIGO ..... VOCÊ ÑÃO LANÇA NO FISCAL NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO SÉRIE ""A"" ...... E NEM NF´s DE CONSUMIDOR...
PODE LAÇAR DIRETO NA CONTABILIDADE...

Notas Fiscais - Faturas .... você lança no fiscal ao código de
Ex.: 1.933 - 2.933
Aquisição de serviço tributado pelo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (Ajuste SINIEF 06/2005) (NR)
Aquisição de serviço, cujo imposto é de competência municipal, desde que informado em Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A. (NR Ajuste SINIEF 06/2005) (DECRETO Nº 26.868/2006 - efeitos a partir 01.01.2006)

Amanda Suelen da Silva

Amanda Suelen da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 10:20

Desculpem a minha ignorância, mas gostaria de saber qual a base legal para esse assunto.
Já trabalhei em outra empresa onde eu lançava as notas de serviço normalmente no livro fiscal como 1.933 e nunca fui questionada pelo contador que eu não o deveria fazer. Somente agora fui questionada. Neste caso, é errado lançar as notas de serviço no livro fiscal de entrada?! Há algum problema em fazê-lo?!?!?

Por favor, me ajudem!!!

Obrigada!!!

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 10:49

Bom dia Mariane

A NF de serviço série A é tributada pelo ISS (nos casos de incidência) e ISS é um imposto municipal. Considerando que o ICMS é um imposto Estadual, não se escritura NF "puramente" de serviço, mas isto é interpretativo, já vi muitos casos como o seu... de se escriturar.

Já o CFOP 1933 foi criado para escriturar serviços no caso de formulário conjugado (produto + serviço), conforme determina o Ajuste Sinief 06/2005:

AJUSTE SINIEF 06/05
 Publicado no DOU de 05.10.05.

O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, na sua 119ª reunião ordinária, realizada em Manaus, AM, no dia 30 de setembro de 2005, tendo em vista o disposto no art. 199 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172, de 26 de outubro de 1966), resolve celebrar o seguinte
A J U S T E

Cláusula primeira As notas explicativas dos Códigos Fiscais de Operações e Prestações a seguir indicados do Anexo do Convênio SINIEF s/n, de 15 de dezembro de 1970, que dispõe sobre o Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-fiscais, passam a vigorar com as seguintes redações:

I - 1.933 - Aquisição de serviço tributado pelo ISSQN
"Classificam-se neste código as aquisições de serviços, de competência municipal, desde que informados em Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A
(...)

Ou seja, sendo formulário conjugado você tem por obrigação escriturar porque poderá ter produtos na NF e neste caso a parte de serviço você escritura usando o CFOP 1933.

Na nossa empresa as notas de serviços série A lançamos utilizando o CFOP 1949 apenas no livro de ISS (livro de serviços tomados), neste caso, depende também de a legislação municipal obrigar a emissão deste livro.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 13:46

Enides Trevisan boa tarde,

Poderia me tirar uma duvida?

Quando a empresa utiliza a Nota Fiscal Conjugada apenas com serviços, nada constando no campo estadual, deve utilizar qual codigo 5.949 ou 5.933?

Grata!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 13:52

Boa tarde Elisabete

Eu utilizo CFOP 5933 em função de escriturar serviço e ser formulário conjugado, mesmo não havendo mercadorias na NF.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 14:00

Enides Trevisan,

Tambem fazemos assim, fiquei na duvida lendo a postagem acima da colega Miriane.

Alem de lançar no livro 51, claro.

Obrigada!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade