x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.775

Operação de remessa e venda

Sandro Nunes Chagas

Sandro Nunes Chagas

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 15:23

Boa tarde a todos,


Trabalho em uma empresa que tem como sua principal atividade o comércio vajista de perfis de alumínio, ferragens e ferramentas. E aqui surgiu a seguinte situação: nosso cliente solicitou que nós fizéssemos a emissão de uma nota triangular, onde a empresa X (pessoa Jurídica) iria receber a nota de venda, e a remessa das mercadorias seria emitida para uma Pessoa Física, e, esta pessoa física consta no contrato social da empresa X como um dos sócios. O destino destas mercadorias é o cliente do meu cliente, que fica na mesma cidade onde estamos. O nosso cliente fez esta solicitação, porque não quer que o cliente dele saiba através da nota as informações de valores e mercadorias. Posteriormente, ele irá utilizar essas mercadorias na prestação dos serviços e este cliente final.
Apesar da minha pouca experiência na área, já presumo que há algo de errado em fazer este procedimento, estou certo? E qual seria a operação adequada a se fazer?

alex morozesk almeida

Alex Morozesk Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 08:41

Bom dia Sandro...

O fato é o seguinte a operação mesmo que suspeita está procedente no RICMS essa operação triangular se caracteriza pelos CFOP´s de venda 5.118 ou 5.119 e a referida remessa para o cliente de seu cliente é feita atraves do CFOP 5.923 esta ultima nf deverá conter todos os que se referem a primeira nf... no RICMS-ES esta operãção e regulada pelo art 506.

espero ter ajudado.

Alex Morozesk

Gledson Ferreira dos Santos

Gledson Ferreira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Logística
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 09:00

Bom dia,

Preciso da ajuda de vocês. Preciso realizar uma operação com a seguinte situação:
Comprar um ar condicionado novo, porém enviar o antigo ao fornecedor recebendo um abatimento"desconto na compra".
Como posso realizar essa saída de meu equipamento "velho"? Venda de sucata? Doação? Outras saídas não especificadas? E o valor da compra? Já com desconto? Já no valor líquido?

No aguardo

Gledson Santos

alex morozesk almeida

Alex Morozesk Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 12:27

Boa Tarde,

Gledson,

Imagino que o processo ideal seria compra do "Ar" com nota fiscal cheia e venda de sucata com o valor a ser abatido da nf de compra e logo apos faz um encontro de contas eliminando o credito a receber.

Atc,

Alex Morozesk

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.