Eduardo da Silva Barreto
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBom sábado a todos os amigos contabilistas e simpatizantes da profissão contábil:
Continuando com a minha linha de pensamento (e ação) de querer ajudar àqueles que estejam começando a trabalhar com a contabilidade (que nem eu), venho mais uma vez postar neste fórum uma ferramenta que preparei, bastante útil e prática para a escrituração das notas fiscais de entrada e saída, assim como, para contabilização do estoque e preenchimento da obrigação acessória GIA-ICMS.
Como ainda não tenho conhecimentos suficientes para sanar dúvidas tributárias de alguns colegas, colaboro com o que sei melhor fazer, que é trabalhar com excel. Espero que ajude mais alguém, pois antes de utilizar essas planilhas perdi 5 livros fiscais, ocasionado por rasuras no preenchimento ou preenchimento errado. Depois de muito relutar, entrei no site da SEFAZ-RJ e peguei os modelos dos livros de Entradas, Saídas e de Apuração do ICMS e preparei os meus. Em seguida, pedi autorização para escriturar esses livros no próprio site: www.fazenda.rj.gov.br
Agora, caso alguém tenha se interessado por estas planilhas, atente para as proteções que coloquei. As pastas "Apuração" e "Subficha GIA-ICMS e Mov Estoque" estão protegidas nos campos que não precisarão ser preenchidos. A senha de proteção é: ICMS.
Outra coisa: dentro destas pastas alguns campos foram formatados pela formatação condicional do excel e para serem editados, por eventual troca de informação, deverão ser feitos pela função "Substituir" (editar / substituir). Caso utilize outra maneira de editá-las, o resultado não será satisfatório.
Bem, me despeço de todos desejando um bom final de semana.