Diego Pontes Paris
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeEm uma indústria enquadrada no lucro real, eu posso utilizar o crédito de ICMS da energia elétrica? E se caso puder, posso usar outros créditos como de água?
Grato
Diego
respostas 4
acessos 925
Diego Pontes Paris
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeEm uma indústria enquadrada no lucro real, eu posso utilizar o crédito de ICMS da energia elétrica? E se caso puder, posso usar outros créditos como de água?
Grato
Diego
Marcelino Pinto Teixeira Neto
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Diego, você pode sim se creditar do ICMS de conta de energia, porém para isso é preciso um Laudo por empresa especializada que ira informar a quantidade de energia é utilizada pela industria, ou seja, somente do que for utilizado na parte de produção.
No caso da agua, se o produto que você utiliza for utilizado agua, você pode também providenciar o laudo.
Espero ter ajudado,
Renan Christen Botelho
Prata DIVISÃO 2 , Auditor(a)Bom dia Diego,
apenas complementando a resposta do Marcelino, dependendo do estado, o aproveitamento de crédito pode funcionar de diferentes maneiras, em SC por exemplo temos duas hipoteses:
1ª) Aproveitar o crédito perante laudo técnico (citado pelo Marcelino);
2ª) Indústrias que não possuem o laudo técnico, podem se creditar de 80% da base tributável na fatura de energia elétrica.
Sugiro consultar o regulamento do seu estado.
Christiane Patricia de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista FiscalBom Dia Pessoal!!!
Aqui em SC temos um crédito presumido de 7% sobre as compras de matéria prima de indústria do simples nacional.
Gostaria de saber se existe esse tipo de crédito presumido no Estado de RS, no qual a empresa normal compra matéria prima de empresa do simples nacional e credita alguma porcentagem maior daquela permitida pela Lei do Simples
André Amoroso Marçom
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Tenho um empresa lucro presumido em SP, é de transporte...gostaria de saber como lanço na contabilidade o icms s/ combustível que é aproveitavel? pois o mesmo é substituição tributária!
att
André
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade