x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.040

Devolução de mercadoria

Juliana Almeida

Juliana Almeida

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 10:46

Bom dia,

Uma empresa fez uma devolução. Porém ao inves dela emitir a nota modelo 1, o fornecedor dele emitiu uma nota de entrada com cfop 1411.

Tem como eu lançar essa nota? mesmo não sendo o meu cliente que emitiu?

Ou será que posso fazer agora uma nota modelo 1, só para fazer essa devolução?

Grata,
Juliana

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:03

Especifique melhor a operação. Sua empresa vendeu para quem? Estão devolvendo objeto de venda de sua empresa? Em caso afirmativo, a empresa que deve realizar a devolução, tem de ser a mesma para qual você vendeu, não poderá uma devolução de venda direta vindo de algum cliente de seu cliente.

Juliana Almeida

Juliana Almeida

há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:11

Eu faço a contabilidade da empresa A.

A empresa A comprou uma mercadoria da empresa B, essa mercadoria estava com defeito então precisamos devolver.

O correto seria a empresa A emitir a nota modelo 1 devolvendo a mercadoria para a empresa B.

Mas o que aconteceu: a empresa B emitiu uma nota dela mesmo como entrada e cfop 1411.

Como eu, da empresa A irei lançar essa devolução aqui?

Grata,
Juliana

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:18

Se você não têm I.E a operação por parte da outra empresa está correta. Caso vocês tenham I.E e estiver dentro do prazo legal, peça-os para cancelar a nota deles e emita a de vocês com a CFOP 5.411 Que corresponde a Devolução de mercadoria Sujeita a ST dentro do estado, caso esta mercadoria seja mesmo de Substituição Tributária.

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:28

Certo que se você realizou uma entrada desta mercadoria, necessariamente deverá dar a a saída da mesma, senão fica em aberto, apesar de não ser muito correto, grampeie a nota de entrada com esta que está originando a devolução e coloque uma observação, após isto retire a nota de entra do sistema (Exclua). O procedimento padrão é não escriturar quando há a recusa no ato da entrega, porém, visto a situação, seria o mais logico a fazer.

Lembre-se de deixar cópia das duas notas juntas e com uma observação dentro do movimento fiscal do mês de referência.

Juliana Almeida

Juliana Almeida

há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 11:35

Nessa nota de devolução não tem informação sobre qual é a nota de origem, nem sei se foi uma nota inteira ou parcial...

Acho que essa vai ficar em aberto mesmo, o valor não é tão alto comparado ao faturamento.

Obrigada,
Juliana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: