
Luiz Gustavo Padrão França
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemassaudações a todos. Gostaria um esclarecimento a respeito de uma situação que está nos acontecendo em uma implantação de software em um cliente aqui em MG - Belo Horizonte.
Essa empresa é uma conceituada empresa de comunicação, e tem em sua cadeia de produtos JORNAIS, REVISTAS, TV, RADIO, etc.
Há uma situação em que os mesmos chamam de ENCALHE o que representa o recolhimento dos jornais e revistas que sobraram em uma banca. A empresa envia uma remessa de 100 revistas ou jornais para uma banca no dia posterior a essa entrega a mesma passa entregando novamente e recolhendo o que sobrou, essa sobra é o ENCALHE.
No momento da emissão da nota fiscal, o ENCALHE do dia anterior é inserido como desconto para aquele produto e em algumas situações o desconto do item fica superior ao valor da entrega para aquele item porém a nota fiscal tem seus valores positivos normalmente. Um exemplo da situação é:
item01 V.Unit 100,00 Quant 2 V.Total 200,00
item02 V.Unit 50,00 Quant 2 V.Total 100,00 Desconto 150,00 (encalhe)
Valor Total dos produtos 300,00
Valor dos descontos 150,00
Valor total da NF 150,00
O que temos dúvida é se mesmo os valores da NF fechando positivamente esse desconto a maior no item está de acordo com a legislação e se para efeito de SPED isso terá algum impacto. Nas notas que transmitimos até agora não houve recusa no SCHEMA. Mas para nos isentarmos de qualquer co-responsabilidade enquanto empresa de software estou buscando essa informação.
Analista de Sistemas
Segurança da Informação