Eduardo de Brito
Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) FinanceiroBOM DIA A TODOS
DURANTE UM PERÍODO DE QUASE DOIS ANOS UM INDUSTRIA METALÚRGICA ACUMULOU UM ESTOQUE DE PEÇAS COM DEFEITO (CONTENDO PRODUTOS ACABADOS E SEMI-ELABORADOS). AGORA É NECESSÁRIO DAR BAIXA NESSES ITENS E LIMPAR O ESTOQUE. AS PEÇAS SERÃO VENDIDAS PARA SUCATA, POIS NÃO SE PRESTAM A OUTROS FINS.
PERGUNTO:
Legalmente do ponto de vista estadual e federal a maneira mais correta é emitir uma nota fiscal de venda de sucata?
Como baixar tais itens do estoque? pelo custo constante em inventário? Tenho que extornar ICMS ou IPI?
Que documento usaria para sustentar a operação de baixa? Não poderia ser somente a nota fiscal de venda de sucata, porque na mesma não estaria especificado todos os itens vendidos?
Eduardo de Brito
Contador
Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo
Professor de Contabilidade e Finanças
Pesquisador na área de contabilidade aplicada ao agronegócio.