x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.090

Duvida Substituição Tributária

VALÉRIA DOS SANTOS QUEIROZ

Valéria dos Santos Queiroz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 13:52

Boa Tarde,

Preciso de um auxilio, pois agora que estou começando a mexer com Substituição Tributária, então... tenho inumeras duvidas...

É o seguinte... tenho uma empresa no estado de SP (Substituida),que comercializa 2 tipos de mercadorias (6908.0000 e 7016.0000) sendo a primeira sujeita ao ST no estado e a segunda não. Minhas duvidas... como devo proceder, ao efetuar vendas aos estados ES e DF de ambas mercadorias, sendo que nos estados do ES e DF, segundo me informaram as mercadorias não são ST, sendo assim não encontrei MVA nos estados destinos.

No Aguardo.

Valéria

Caroline Lemes Cervantes

Caroline Lemes Cervantes

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2011 | 14:45

Valeria, primeiro voce deve verificar se há convenio/ protocolo firmado entre os estados de SP e ES/ SP e DF.
Para o primeiro produto que há ST, enviando para fora, voce irá recolher a ST novamente mediante GNRE (Havendo protocolo firmado). Depois, voce poderá pedir ressarcimento do valor pago à SP no ato da compra da mercadoria. Esse ressarcimento deverá ser solicitado junto a SEFAZ, mediante apresentaçao de toda documentaçao comprobatória.
No caso do segundo produto onde nao há ST em SP, de certo também nao constará no protocolo, dessa forma, voce aplicará a regra que explicarei abaixo.Normalmente os IVA's estao nos protocolos, caso nao esteja, voce deverá verificar na Legislaçao do Estado destino, no site da Sefaz normalmente tem os Decretos e os artigos que tratam dos produtos sujeitos a ST.