Adailton Barreto da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscalbom dia galera,
estou recebendo uma mercadoria, seria um sabonete liquido 5L na posição ncm 34029039, o produto é ST com IVA de 24%, e 5% de IPI.
O estranho é que a base de calculo do icms estava somando o IPI, exemplo mercadoria 128,76 /base imcs 135,20 /vl icms 23,34 /ipi 6,44 / base st 167,65 / vl st 5,84
ou seja o ipi faz parte do calculo st mas não soma com a base do icms normal, questionei o fornecedor e o mesmo me respondeu o seguinte;
"Nesse caso foi o seguinte o cadastro esta errado e foi faturado como consumidor final aonde teria que ter sido como industria e revenda, como foi faturado com esse erro eu aconselho voces fazerem uma carta de nao aproveitamento de icms que foi a mais"
Gostaria de confirmar a informação pois ao meu ver mesmo se fosse para consumidor final o IPI não deveria somar com a base de ICMS normal, E ESSA CARTA DE NÃO APROVEITAMENTO, eu não conheço, é correto, nesse caso se a carta for valida eu devo fazer, há algum modelo padrão, devo fechar a nota com o valor correto e elaborar a carta.
Por não ter certeza devolvi a mercadoria e solicitei que fizesse outra nota mas o e-mail que recebi foi com cópia para meu diretor e antes de dar um retorno a ele gostaria de ter certeza.
Desde já agradeço.